Informação de Mercados Agrários

O Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA) é um sector do da Direcção de Cooperação e Mercados, que se dedica desde 1991, na recolha e divulgação de informação de preços de produtos agrícolas.
Os preços, são recolhidos junto aos produtores, aos grossistas e aos retalhistas, que desenvolvem esta actividades nos distritos, cidades e nos mercados internacionais. A recolha é feita por técnicos pertencentes aos quadros do MADER, uns afectos nos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE’s) e outros na DPCI, treinados para exercer cabalmente esta actividade no país.
Os técnicos do SIMA, realizam semanalmente as seguintes actividades: Recolha de preços de produtos agrícolas como milho, arroz, amendoim, feijões, hortícolas e produtos de origem animal como é o caso de carne de vaca, porco, cabrito e galinha, produtos florestais como carvão entre outros produtos, minimamente processados como farinhas de milho, trigo, açúcar entre outros, comercializados em três níveis de transação. Nível do produtor, grossista, retalhista e comercializado no mercado internacional. A monitoria de preços destes produtos, é feita junto aos mercados agrícolas de referência, localizados nos distritos, cidades do país; Monitoria de custo de transporte, dos locais de aquisição ao local da venda e; Quantidade do produto disponível para compra e venda no mercado grossista;
O resultado deste trabalho, é divulgada pelo SIMA semanalmente nas sextas feiras, por meio de Boletim semanal chamado “Quente-Quente”, disponível na página do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (www.agricultura.gov.mz) ou por meio do correio eletrónico/e-mail dos interessados, pelo Jornal Noticias e brevemente por meio de rádios comunitárias. Através destes serviços, o SIMA, acredita que melhora o desempenho dos mercados agrícolas, em Moçambique, com a disponibilização de informação actualizado aos produtores, comerciantes e consumidores, permitindo que: Os comerciantes obter informação do custo onde podem adquirir produtos que lhes concedem maior lucratividade e; Os produtores locais onde possam vender os seus produtos a preços favoráveis; Os analistas tenham evidenciais para sustentar as suas análises.

BOLETINS DE INFORMAÇÃO DE MERCADOS AGRÁRIOS


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