Tabaco gera dez milhões de renda aos produtores de Muembe

Os produtores de tabaco no distrito de Muembe, província do Niassa, projectam render pelo menos dez milhões de meticais da venda de cerca de 630 toneladas da sua produção na presente campanha de comercialização agrícola.
Do total da renda, 4,9 milhões de meticais já se encontra nas mãos dos produtores, correspondendo ao valor da comercialização até semana passada, de cerca de 321 toneladas desta cultura.
Na época agrícola em curso estão fixados três preços para comercialização de tabaco Virgínia, sendo 57 meticais para o quilograma da primeira qualidade, e 18 meticais para o da terceira.
No distrito de Muembe cerca de 2.400 produtores praticam a cultura de tabaco numa área estimada em 862 hectares, de acordo com Cláudio Ferreira, responsável da empresa Mozambique Leaf Tabacco (MLT) fomentadora da cultura nas províncias do Niassa e Zambézia.
Numa época agrícola caracterizada pela queda irregular de chuva neste distrito do interior do Niassa, segundo a fonte, os produtores souberam reagir positivamente ao fenómeno cumprindo rigorosamente as técnicas de maneio da cultura transmitidas pelos extensionistas, surpreendendo com produto de qualidade e em volumes que superam a sua expectativa.
Cláudio Ferreira exaltou o bom relacionamento entre a sua empresa e os produtores de Muembe, facto que tem concorrido para os entendimentos entre as partes no que ao preço de compra do tabaco diz respeito.
Entretanto, o Governador do Niassa, Arlindo Chilundo, que está de visita ao distrito de Muembe, desafiou a MLT no sentindo de promover o plantio de campos comunitários florestais como contribuição para mitigar os problemas ambientais que a cultura tem causado.
Na interacção com os produtores, Chilundo exortou-os a abrirem contas bancárias de forma que seus pagamentos sejam feitos por transferências, que considerou seguras não só para fazer poupanças como também para prevenir roubos protagonizados por assaltantes.

Artigos relacionados