“Sustenta” é para produzir

“Perdemos muito tempo… Precisamos de avançar”. Foi o próprio Chefe de Estado quem o disse do púlpito que lhe foi montado na cidade de Tete para a cerimónia de lançamento do “Sustenta” que, na verdade, é um programa de pura reforma do sector agrário nacional. A ser concretizado como vem no papel, finalmente a agricultura transformar-se-á na base de desenvolvimento e o país poderá ter uma palavra a dizer no que ao agro-negócio diz respeito.
Durante a cerimónia de lançamento deste programa, o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, procurava conter a alegria de ver concluída a fase teórica para se passar à acção neste domínio que há muito constitui um anseio colectivo dos moçambicanos.
A cerimónia ainda não tinha começado e ele já nos assegurava que aquele seria o momento de mudança total de paradigma no sector agrário porque um milhão de famílias camponesas passaria a estar envolvido num movimento nacional jamais visto de produção e de aumento de produtividade.
Enquanto isso, empreendedores de diverso quilate passariam a se dedicar ao agro- -processamento e outros à comercialização para que, definitivamente, o ciclo de produção se feche, uma vez que este sempre teve inúmeras e gordas fissuras que debilitavam este sector e o tornavam o elo mais fraco da economia nacional.
Para o alcance destes objectivos, o Governo posicionar-se-ia como criador e facilitador de condições para o provimento de insumos de grande qualidade, equipamentos apropriados, assistência técnica pelos serviços de extensão agrícola e várias formas de capacitação.

Artigos relacionados