Manica já conta com meios de produção para campanha 2020/21

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, efetuou ontem (08/10) a entrega de meios de produção aos produtores da Província de Manica, no âmbito programa SUSTENTA.
O Chefe de Estado entregou aos produtores cheques, 25 tractores e 89 motorizadas a igual número de extensionistas, para dinamizar a produção e produtividade naquela Província.
Na ocasião, o Presidente da República disse que o sustenta vai sofisticar aquela agricultura que o povo conhece e lembrou das palavras que proferiu em gaza, segundo as quais, o sustenta é instrumento do PQG que actua concretamente na agricultura e intervém na capacitação de produtores, indução de extensionistas, concede créditos, equipamentos e irá criar condições para melhoramento de infra-estruturas, agrárias, vias de acesso para escoamento da produção bem como aumentar o emprego para jovens.
“Estamos a implementar o programa lançado oficialmente em Tete, estamos hoje a monitorar e testemunhar a concretização deste projecto que ontem pensava-se que fosse uma utopia, fizemos a entrega em Gaza na zona sul, hoje estamos no centro em Manica e espera-se encontrar espaço para o Norte e haverá replicas em todas províncias do país”, disse o Presidente da República.
Por seu turno, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia garantiu que o SUSTENTA é um programa que veio vai ficar e irá transformar a actual agricultura de subsistência em uma agricultura mecanizada.
Na mesma senda, Celso Correia disse estar-se a caminhar a passos largos para lançamento da campanha agrária 2020/21 e a alocação de meios nesta altura aumenta espectativas no seio dos produtores. Fez referência ao sector financeiro, também representado na cerimónia tendo dito que quando iniciou ciclo apenas 0.6% produtores tinham acesso ao crédito, mas, a com a política enraizada do SUSTENTA, os créditos são concedidos de forma transparente aos agricultores maioritariamente constituídos por jovens.
Na Província de Manica, o valor global dos meios entregues ronda aos 700 milhões de meticais, e foram abrangidos nesta primeira fase 51 produtores.

windows 7 pro

Artigos relacionados