MADER fortalece parceria com a AGRA

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Aliança para uma Revolução Verde em África (AGRA) rubricaram no dia 11 de Dezembro corrente um memorando de entendimento para juntos trabalharem na partilha de informação e conhecimento no sector agrário, de forma a atingir o objectivo “Fome Zero” preconizado pelo Governo.
Este acordo vai permitir que mais de 70 por cento das famílias que vivem com base na agricultura alterem as formas de produção, fazendo uso de novas tecnologias susceptíveis de gerar maior produtividade.
Para o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, este é o momento de mudança e transformação que prenuncia boas expectativas nos próximos tempos para os produtores a nível nacional. Correia afirma que pouco se investiu em tecnologias agrárias ao longo dos últimos 45 anos e reverter esta situação vai ser uma alternativa para combater o problema da desnutrição crónica que assola pouco mais de 43 por cento de crianças moçambicanas.
“No ano que vem, 2021 esperamos duplicar o volume de exportação, faremos de tudo para que não falte comida para os moçambicanos”, disse Celso Correia.
A presidente da AGRA, Agens Kalibata, referiu que Moçambique tem estado a obter bons resultados no sector. E trabalhar junto com o Ministério da Agricultura vai permitir que ambas as equipas tenham domínio do sector agrário, com realce para o manuseamento de sementes e o mapeamento de terras específicas para o desenvolvimento de diversas culturas.
Estes acordos que o Ministério da Agricultura tem estado a assinar vão ajudar a viabilizar toda a cadeia de valor da produção agrícola com vista a tornar Moçambique auto-sustentável e com um forte potencial verde.

osmaniye escort bayan

Artigos relacionados