Hidráulica de Chókwè perspectiva incrementar produção de arroz

Em Gaza, a Hidráulica de Chókwè- HICEP, perspectiva para a campanha agrária 2020/2021, incrementar cinco vezes a actual produção de arroz fixada em dez mil toneladas, com o apoio financeiro do programa SUSTENTA
Para o efeito segundo o Presidente do Conselho de Administração da HICEP, os cinco mil produtores a serem assistidos no âmbito do SUSTENTA, deverão se aplicar ao fundo para produzirem cinquenta mil toneladas de arroz numa área de onze mil hectares.
Soares Xerinda explicou que os duzentos milhões de meticais, alocados serão aplicados no desassoreamento das valas de drenagem e canais, além do nivelamento de solos e melhoramento de vias naquele perímetro irrigado.
A fonte, que reconheceu os desafios decorrentes da produção intensiva de arroz, sublinhou que a médio prazo, a HICEP vai necessitar de mais apoio visando alcançar o anseio de produzir cem mil toneladas de arroz em vinte mil hectares dos trinta e quatro mil da área infra-estruturada do regadio de Chókwe.
Por sua vez, Pedro Nhambongo, produtor familiar de Chizavane, distrito de Mandlakazi que recebeu mais de quatro milhões de meticais e um tractor, promete triplicar os catorze hectares que explora actualmente.

Artigos relacionados