Trata-se de uma operação anual de recolha, processamento e comunicação de dados ligados a cadeia de valor de actividades agrárias e Segurança Alimentar e Nutricional, uma acção realizada pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural em coordenação com Instituto Nacional de Estatística.
No acto da sua intervenção, o Presidente de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi sublinhou que, as estatísticas nacionais fiáveis de qualidade e disponibilizada de forma pontual são extremamente importantes para os esforços de desenvolvimento do país.
O Estadista Moçambicano explicou ainda que, a disponibilização de dados, para além de guiar os processos de planificação, implementação e avaliação de programas de desenvolvimento, ajuda a tomar decisões mais informadas e baseadas em dados concretos sobre politicas e investimentos privados.
O Chefe do Estado referiu que, o inquérito agrário de 2020, é lançado com particularidade em relação aos processos anteriores irá permitir o nível distrital passar a dispor de um referencial estatístico com dados detalhados e fiáveis para apoiar processos de planificação. Segundo através deste inquérito será possível realizar inquérito sectoriais para avaliar o progresso de um o grande leque de estatísticas de estratégias nacionais.
“O uso de tecnologia de informação irá facilitar e melhorar estimativas e reduzir o tempo de processamento de dados e permitirá ainda actualizar os indicadores de produção e produtividade das principais culturas a nível nacional e tomará ainda em conta a dimensão de parcelas produtivas por agregado familiar e rendimento médio por família”.
Artigos relacionados
-
CABO DELGADO ACOLHE II REUNIÃO DE CONSULTA PÚBLICA DA REVISÃO DA LEGISLAÇÃO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL
Teve lugar no dia 20 de Março de 2025,... -
AQUA NA ZAMBÉZIA CONTA COM NOVAS INSTALAÇÕES
A Delegação da Agência Nacional para o Controlo da... -
120 JOVENS DAS PROVÍNCIAS DE INHAMBANE, GAZA E MAPUTO BENEFICIAM DE UM PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO
A iniciativa provém do “Projecto de Incubação de Jovens”,...