ENTREGUE O TRACTOR 1000 DO SUSTENTA NACIONAL E OUTROS MEIOS DE PRODUÇÃO AOS AGRICULTORES DE SOFALA

Teve lugar hoje, dia 22 de Agosto do presente ano, no distrito de Nhamatanda, a cerimônia de entrega de 100 tractores no âmbito do programa SUSTENTA e outros meios de produção aos agricultores. O evento foi presidido pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

Segundo o Chefe do Estado, as 1087 máquinas entregues estão enquadradas nos planos de negócios dos respectivos benificiários e respeitaram o princípio de comparticipação em 25% na aquisição. Frisou que foram ainda disponibilizados 2 760 sistemas de rega gota-a-gota; 130 070 pulverizadores; e 67 carrinhas.

Num outro desenvolvimento, disse que a optimização de todo o parque de máquinas existente ao nível nacional levou a um conjunto de medidas de política complementares para se responder ao exponencial crescimento da mecanização registado nos últimos 2 anos, como sejam: Retoma da formação e certificação de operadores de máquinas agrícolas nos Institutos Agrários ao nível nacional; Formação de 500 mecânicos para manutenção das máquinas em regime de bolsa pública; Fomento de soluções de mecanização  ajustadas às necessidades das famílias produtoras (unidades de micro-processamento agrícola); Revisão da política do diesel agrícola para permitir a acessibilidade real dos produtores ao diesel agrícola; e conversão dos parques de máquinas actuais em centros de serviços públicos de abertura e preparo inicial de áreas agrícolas.

“O nosso Governo tem vindo a investir muito na mecanização através do programa SUSTENTA e não só, por estar ciente de que é fundamental para aumentar a produtividade e produção agrícola. É nesse quadro, que hoje entregámos mais 100 tractores e seus respectivos implementos, totalizando mil nos últimos dois anos e representando mais de 80 por cento dos tractores comercializados no país”, rematou o Presidente da República de Moçambique.

 

 

Artigos relacionados