SETSAN REALIZA A XI SESSÃO DO CONSELHO CONSULTIVO EM MAPUTO

O evento decorreu hoje, dia 22 de Agosto corrente, no auditório do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, sob o lema “Reforçar a Resiliência na Nutrição e Segurança Alimentar no Continente Africano” e foi dirigido pela Secretária Executiva Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional, Leonor Neves Mondlane.

Na ocasião, a Secretária Executiva deixou saber que Moçambique reduziu entre Maio e Agosto deste ano, de 9,8 para 7,2 milhões, o número de pessoas que vivem em alto risco de fome, segundo os dados divulgados pelo Programa Mundial de Alimentação. Com essa redução cerca 2,6 milhões de moçambicanos deixaram de ser ameaçados pela insegurança alimentar, uma tendência que resulta das boas colheitas alcançadas na presente campanha agrícola 2021/2022.

Num outro momento, a dirigente sublinhou que com a intervenção do Programa SUSTENTA, aliado a outros programas multissectoriais, o País conheceu um salto significativo no aumento da produção e produtividade, com o crescimento da produção de sementes nas últimas duas campanhas em mais de 100%, de cerca de 5.900 para 12.000 toneladas por ano.

Para fazer face aos desafios da área de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), frisou que o Governo decidiu elaborar dois importantes instrumentos orientadores para as intervenções de SAN com vista a reforçar e vincular uma governação integrada e multissectorial mais forte nesta área, nomeadamente: a Política de Segurança Alimentar e Nutricional e III Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN III) e respectivo Plano de Acção.

Com esta sessão pretende-se assegurar uma participação e inclusão dos vários segmentos da sociedade na área de Segurança Alimentar e Nutricional, integrar na proposta da política as ideias e contribuições consensuais dos diferentes intervenientes; e produzir um documento orientador que contribua para o alcance de uma alimentação adequada, vida activa e saudável de todos os moçambicanos.

Participaram do evento, Membros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Membros de Direcção do SETSAN e outros quadros, Chefes de Departamentos e Técnicos das Instituições do Governo, Representantes das Agências das Nações Unidas filiadas em Moçambique, Parceiros de Cooperação e de Desenvolvimento, Representantes da Sociedade Civil, Sector Privado e Academia, e distintos convidados.

Artigos relacionados