MADER RECEBE 50 MIL DOSES DE VACINA CONTRA RAIVA

Teve lugar no Auditório do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural no dia 17 de Agosto do ano em curso a cerimónia de entrega de 50 mil doses de vacina contra a Raiva pela Organização Mundial da Saúde com vista a assegurar a Saúde Animal e pública.

Na ocasião, o Director Nacional de Desenvolvimento Pecuário, Américo da Conceição, enalteceu a importância da Campanha de Vacinação Animal para garantir a defesa dos animais e da economia através da imunização contra doenças de declaração obrigatória. Avançou ainda que em Moçambique a doença é mítica e é uma Zoonose principal que está inserida no Plano Estratégico Nacional para o seu controlo.

Num outro momento, o dirigente deixou saber que anualmente o Governo tem estado a envidar esforços para aquisição de vacinas antirrábica animal e no presente ano vai incluir a vacina antirrábica humana e outras vacinas comuns. Para este ano a meta do sector é de vacinar 450 mil cães e gatos, para tal, disse que conta com o apoio inestimável dos parceiros como, clinicas veterinárias privadas, associações e Representantes dos Municípios com vista a alcançar a meta de eliminar à Raiva até 2030.

Ao terminar, informou que nos últimos anos, em Moçambique perderam a vida devido a Raiva cerca de 203 pessoas, dos quais 23 em 2021 e mais de 106.000 sofreram mordeduras por cães.

Artigos relacionados