Venda de carne fresca de proveniência duvidosa estimula roubo de gado na Província de Maputo

O Presidente da Republica Filipe Nyuisi, depois de visitar os distritos de Matola, Matutuíne, Moamba e Manhiça, considerados potenciais na produção agrícola, pecuária e pesqueira, estão abraçados com a acção criminosa dos malfeitores que se dedicam a roubo de gado.
O roubo é estimulado pela abertura de venda de carne fresca de proveniência duvidosa, o que transmite a sensação de uma fragilidade das autoridades ligados ao controlo de circulação do gado na província.
Perante, repetidas queixas da população em todos distritos por onde passou, Nyusi disse ter chegado o momento de reverter o cenário porque “Maputo não deve ser campeão no roubo de gado? responsabilizou o comandante provincial da PRM em Maputo Bonifácio Bogence, para tomar medidas apropriadas eficazes e urgentes para estancar o mal. Disse ter dado instruções precisas ao comandante geral Bernardino Rafael, para inverter a situação que castiga os produtores e comprometem os planos governamentais de promover a criação de gado e o melhoramento da qualidade de carne.
Os criadores dizem que quase todos os dias sofrem a acção dos malfeitores e acusam as autoridades policiais e da veterinária de não estar a fazer o suficiente para estancar a situação, pois os ladrões transportam tranquilamente a carne em viaturas e passam pelos postos do controlo da polícia sem qualquer documento. Consideram ainda que, deve haver uma acção coordenada entre a polícia, serviços de veterinária e o sector de comércio, através da expensão pois os abates devem ser feito por regra, em matadouros, onde a carne é inspeccionada e passado o certificado que deve ser exibidos aos fiscais e aos inspectores do comércio.
“O roubo de gado é estimulado pelo mercado porque os ladrões vendem a carne para os talhos sem nenhum documento, e também é um risco para saúde pública porque alguns animais podem estar doentes, mas como não passam pela fiscalização veterinária chegam ao consumidor a preços baixos, o que prejudica os próprios criadores, lamentou um criador de Moamba.
Defendem ainda que o próprio consumidor devia ter o hábito de exigir a certificação da origem da carne que é comercializada em diferentes mercados para ter a certeza de que esta foi aprovada pela veterinária.
Acrescentou que neste distrito são frequentemente reportados os casos de roubo de gado nas povoações de Goane, Milambo, Nhoquene, Luziveve, entre outras na zona da sede e no posto administrativo de Sábie onde os malfeitores abatem, transportam e vendem tranquilamente a carne nas cidades de Matola e Maputo.
____________________________
Jornal Notícias, 14 de Maio de 2018

Artigos relacionados