Mopeia aposta na produção e exportação de carne bovina

Mais de cinquenta milhões de dólares-norte americanos estão a ser investidos desde o ano passado na produção, processamento e exportação de carne bovina para o mercado externo a partir do distrito de Mopeia, na Zambézia.
O investimento pertence a uma empresa privada a Al Bustan Farms, Lda. que está estabelecida no distrito de Mopeia, no vale do Zambeze, e com o foco posto na produção e exportação de carne para a União Europeia, Estados Unidos de América e Ásia.
O representante da Al Bustan em Moçambique, Jorge Tembe, disse há dias ao “Notícias” que a aposta da empresa é produzir nos próximos cinco anos 10 mil cabeças de gado bovino através da inseminação artificial.
Segundo ele, para além da pecuária, a empresa está igualmente apostada na produção de milho, soja e alfafa, um suplemento usado para alimentar o gado no período de escassez de pastos.
Jorge Tembe afirmou que neste momento existem 1400 cabeças e no próximo ano o efectivo bovino da empresa deverá crescer para duas mil e que será necessário aumentar a área de desenvolvimento do projecto para 11 mil hectares, que nos próximos tempos se possa atingir uma produção de 10 mil cabeças.
No contexto da responsabilidade social da empresa, de acordo com a fonte, será construída uma aldeia dentro da farma e empregar dez mil trabalhadores à medida que o empreendimento estiver a produzir resultados financeiros palpáveis.
“Paralelamente será construída uma fábrica de processamento de carne, uma escola técnica agrária e a reabilitação da estrada Chimuara-Mopeia, numa extensão de 65 quilómetros, para além de se fazer a reabilitação do aeródromo de Caia na província de Sofala”, disse.
Entretanto, o chefe dos Serviços Provinciais de Pecuária da Zambézia, Edson Teimoso, afirmou que esta província conta, neste momento, com 1500 cabeças de gado bovino, das quais 600 são fêmeas de raças Brahaman e Nelore, inseminadas com a raça Angus Toros, vindos da África do Sul.
Teimoso disse que a expectativa é criar 20.000 cabeças de gado bovino através de inseminação artificial, das quais Mopeia terá 2500 a serem manuseadas num centro de maneio, incentivo que poderá galvanizar a produção pecuária e, consequentemente, o aumento e diversificação de proteínas alimentares. (Jornal Notícias)

Artigos relacionados