SEMENTE CERTIFICADA DE MILHO COMBATE PRAGA DE RATOS NA MANHIÇA

A informação foi dada a conhecer à equipa de técnicos da Direcção de Informação e Comunicação Agrária do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural no âmbito da visita que efectuou à Localidade de Munguine no campo de produção agrícola de Alexandre Vicente Chissico, agricultor do distrito.

No local foi constatado que o agricultor usou dois tipos de sementes em parcelas diferentes do seu campo. Verificou-se que a semente certificada de milho não foi devastada pela praga de ratos, ao passe a não certificada foi atacada.

Segundo Marina Mungoi, extensionista alocada pelo programa SUSTENTA à Localidade de Munguine, a semente certificada passou por um tratamento; facto que a torna não vulnerável à praga. Salientou ainda que, para além de sensibilizar os agricultores no uso da semente certificada, tem apoiado na consorciação de culturas de rendimento com as que completam a cadeia alimentar. Avançou como exemplo, a mistura de banana e hortícolas no mesmo campo de produção como forma de estimular o cultivo de culturas de rendimento com as que completam a cadeia alimentar.

Dando seguimento da agenda de trabalho, a equipa técnica visitou a Fazenda Inácio de Souza que se localiza no Posto Administrativo 3 de Fevereiro possui uma área de 1100 hectares para pastagem de gado, um efectivo 685 para corte, 67 vacas místicas e 45 puras para produção de leite que é processado na fábrica local para obtenção de iogurte, queijo, leite fresco e leite azeite que tem como mercado o distrito, em particular, e País em geral.

Artigos relacionados