DISTRITO DE MAGUDE VISTO COMO MODELO NO SISTEMA DE PASTOREIO ROTACIONAL DE GADO BOVINO

O facto foi constatado pela equipa de técnicos da Direcção de Informação e Comunicação Agrária do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural no âmbito da visita que efectuou à Oga Rural no Posto Administrativo de Panjane-Sede.

No local, apurou-se que a Oga Rural possui uma área de 2000 hectares para pastagem do gado bovino que está sendo desencadeada por um sistema rotacional que permite que os animais possam alimentar-se numa área de dois hectares por dia, bem como reduzir a infestação por carraças, e garantir o controlo da área de pasto e gado.

Num outro desenvolvimento, foi dado a conhecer a equipa técnica que a entidade apresenta um efectivo bovino de 1086 constituído por raças como Brahma, Boran, Bonsmara, Beefalo e Landin que estão distribuídos em blocos.

No prosseguimento da visita de trabalho, escalou-se no Posto Administrativo de Magude-Sede à Associação de Chipene que existe há 4 anos e é composta por 13 membros, dos quais 7 são mulheres e 6 homens. A mesma possui uma área de 2 hectares onde produz milho e feijão como culturas de rendimento, e hortícolas para garantir a cadeia alimentar. Deixou saber que tem como mercado o distrito e o mercado grossista do Zimpeto.

Segundo a Presidente da Associação, graças ao programa SUSTENTA, foi alocado um extensionista que tem apoiado na transferência de tecnologia e desenvolvimento de conhecimento para o aumento da produção e produtividade agrícolas.

Artigos relacionados