MADER CAPACITA OS MEMBROS DAS SUBCOMISSÕES SECTORIAIS DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS

O facto decorreu entre os dias 04 a 05 de Agosto corrente, província de Maputo, no distrito de Matutuine, na Ponta de Ouro, sob o lema “Salvaguardaremos a Memória Institucional no Sector Agrário’’. A sessão de abertura foi dirigida pela Excelentíssima Senhora Inês Aissa, Directora Nacional de Informação e Comunicação Agrária.

Na sua alocução, a Directora Nacional vincou que a uniformização de procedimentos administrativos na elaboração da correspondência oficial e classificação de informação ostensiva e sensível constituem objectivos centrais para a aplicação de instrumentos de operacionalização do sistema nacional de arquivo de Estado (SNAE) no sector agrário.

Num outro momento, a dirigente frisou que os profissionais capacitados devem ser capaz de organizar arquivos sectoriais, facilitar acesso à informação, promover maior transparência e cultura de bem servir cada vez melhor o cidadão.

Esta acção formativa juntou cerca de 60 participantes dentre eles, pontos focais de informação classificada, do Sistema Nacional de Arquivos de Estado e Coordenadores da Comissão Central de Avaliação de Documentos do MADER. O evento tinha em vista criar capacidade técnico-profissional aos membros das Subcomissões de Avaliação de Documentos e responsáveis pelo Sistema de Informação Classificada (SIC’s) para a gestão eficaz e eficiente da documentação arquivística, bem como garantir a Protecção de Informação Classificada nas unidades orgânicas do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

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