PRODUÇÃO DE ALGODÃO ESTIMULA CONSTRUÇÃO DE ARMAZÉNS NA SOCIEDADE ALGODOEIRA DE MUTUALI (SAM)

No âmbito da visita de  monitoria da campanha agrária 21|22, o Instituto de Algodão e Oleaginosas de Moçambique (IAOM IP), visitou uma unidade de processamento de Algodão, Sociedade Algodoeira de Mutuali, no distrito de Malema, província de Nampula.

Na ocasião, Nuno Marques, o gestor da fábrica, deixou saber que na campanha passada foram produzidas cerca de 7500 toneladas de algodão caroço de primeira e 2000 de fibra, avançou ainda que este facto, fez com que a unidade de produção e processamento aumentasse a capacidade de armazenamento de 5 para 8 armazéns.

Num outro momento, o gestor da SAM, disse que conta com 60 trabalhadores efectivos e 100 sazonais para o descaroçamento. Integra no seu sistema de Fomento a produção 14 mil produtores de algodão onde parte destes produziu soja através de insumos adquiridos no âmbito da Iniciativa algodão SUSTENTA.

A equipe do Instituto, recomendou a empresa para estimular cada vez mais os produtores para o cultivo combinado de algodão, soja e culturas para segurança alimentar com vista a aumentar a sua fonte de renda.

Artigos relacionados