O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou o primeiro centro de produção de ovos férteis, na região sul do país, localizado no distrito da Namaacha, província de Maputo.
Nyusi disse na ocasião, que com o empreendimento vai reduzir a importação de ovos férteis e aumentar a capacidade de produção de frango no país.
Entretanto, a meta é de atingir-se as 128 mil toneladas até ao ano de 2019, face a necessidade de consumo estimada em 96 mil toneladas anuais, precisou, acrescentando que continua a acreditar na capacidade das empresas nacionais, dos investimentos estrangeiros em Moçambique.
O empreendimento possui uma capacidade de produção acima de seis milhões de ovos férteis por ano, o que vai contribuir na redução de importação de ovos férteis no país e consequentemente, aumentar a produção nacional de frango.
O Chefe de Estado destacou as acções em curso no país visando a redução de importações e do Imposto sobre o Valor Acrescentado.
Para o Chefe do Estado a inauguração do centro surge em resposta ao desafio do Governo na promoção da produção avícola no país, por ser o segmento pecuário que mais contribui para cobrir o défice de proteína animal, garantindo a segurança alimentar, geração de renda e de emprego.
Artigos relacionados
-
MADER CELEBRA DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
Teve lugar ontem, dia 01 de Outubro corrente, em... -
REGISTADA UMA REDUÇÃO DE CERCA DE 50% EM ÓBITOS CAUSADOS PELA RAIVA
A informação foi avançada por Américo da Conceição, Director... -
APROVADO PREÇO DE REFERÊNCIA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU PARA CAMPANHA 2024/25
Teve lugar hoje, dia 13 de Setembro corrente, no...