Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, Inaugura novo Edifício do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, na Praça dos Herois Moçambicanos

Na ocasião, o presidente da República disse que, o edifício devido a sua dimensão reflecte a prioridade que o sector é dado pelo governo, entretanto com a inauguração daquele empreendimento resolveu-se a questão de dispersão física das unidades orgânicas chaves reduzindo assim, os custos de tramitação de expedientes e melhorar a coordenação multi?sectorial.
Segundo o estadista moçambicano, o país deve ser auto-suficiente na economia e na exportação de alimentos e outras culturas de rendimento, portanto o funcionamento deste edifício poderá melhorar o desempenho dos funcionários de modo a responder os desafios de aumento de produção e produtividade agrária no país.
Ainda no acto da sua intervenção, o presidente recomendou a direcção do MASA e aos funcionários para tudo fazer com vista a garantir a conservação do edifício que a sua construção e apetrechamento foi orçado em 92,5 milhões de dólares americanos.
“O desempenho da agricultura na produção animal e silvicultura indicam que apesar das pragas doenças e chuvas o país registou uma campanha 2017/2018 positiva que contribuiu no PIB em 3,4% e nas culturas alimentares produziu? se acima do planificado mapira, mexoeira, amendoim, mandioca e a batata-doce. Em média a produção de cereais foi de 98%, leguminosas 101% e 105% na produção de raízes tubérculos”.
Referente as culturas de rendimentos o Presidente da Republica, exortou ao MASA a dar maior atenção a produção de cajú, chá e banana que sofreram abrandamentos devido a situações climatéricas. Na produção animal em 2018 registou?se um crescimento percentual na produção de frangos, ovo e leite, porém a febre aftosa afectou ligeiramente a produção de carne bovina e suína, um fenómeno que desafia o sector de investigação para o reforço das medidas fitossanitárias.

“É nossa expectativa que a presente infra-estrutura venha contribuir para o aumento de eficiência e celeridade nas acções desenvolvidas pelo ministério de melhorar a capacidade de resposta as preocupações dos cidadãos, com vista ao aumento da produção em Moçambique, estas palavras foram proferidas pelo presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi, no acto da inauguração do edifício sede daquele pelouro.”

Artigos relacionados