PREÇO MÍNIMO DE ALGODÃO FIXADO EM 33 METICAIS PARA A PRESENTE CAMPANHA 

O facto foi dado a conhecer ontem, dia 26 de Maio corrente, fruto da realização da reunião de negociação do preço mínimo do algodão-caroço, que foi presidida pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Ismael Correia.

Na ocasião, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural deixou saber que 150.000 famílias integradas na cadeia de valor do algodão vão ter aumento de 32% no seu rendimento nesta campanha agrícola e irão também constituir um fundo de poupança colectiva de cerca de 240 milhões de meticais para estabilização do preço desta commodity na próxima campanha.

Com esta medida estima-se assim que mais de 750.000 moçambicanos virão seus rendimentos cada vez melhorados e protegidos.

Importa referir que foi apenas no decurso desta reunião que Produtores e Empresas algodoeiras, com a intermediação do Governo, chegaram a um acordo de um preço mínimo do algodão consensual que sobe de 25 MT/Kg da última campanha para 33 MT/Kg nesta campanha.

Recorde-se que na campanha 2020/21 o preço foi fixado em 25 meticais para o algodão caroço de primeira e 17 meticais para o de segunda pelos principais intervenientes da cadeia valor desta cultura de rendimento.

Artigos relacionados