GESTORES DE RECURSOS HUMANOS DOS ÓRGÃOS LOCAIS DO MADER REUNIDOS 

Realiza-se hoje e amanhã, 26 a 27 de Maio corrente, na Cidade de Maputo, o Fórum dos Gestores de Recursos dos Órgãos locais do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER). A abertura do evento foi dirigida por Sua Excelência Olegário Banze, Vice-Ministro MADER sob o lema “Recursos Humanos, a Chave para o Desenvolvimento Agrário Sustentável, Rumo à Fome Zero”.

Neste encontro, serão abordados temas como: Processo de Descentralização, Novo EGFAE (principais alterações), Previdência Social (contagem de tempo para os aposentados vs articulação entre os sistemas INPS e INSS, e também ênfase na assistência médica e medicamentosa).

Segundo a Directora de Administração e Recursos Humanos, Dárcia Nhacale, o Fórum tem como objectivo capacitar os gestores de recursos humanos de nível local (provincial) de forma a melhorar a interpretação e implementação das matérias de legislação aplicáveis à administração e gestão de recursos humanos.

No seu discurso de ocasião, o Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural disse que o papel de gestores de recursos humanos é preponderante para a consecução de qualquer objectivo que o MADER se propõe a atingir a todos os níveis, frisou que o domínio da legislação é ainda crucial para que tudo decorra da melhor forma possível.

Num outro momento, o dirigente referiu que a vida e carreira dos profissionais,  funcionários e agentes do Estado até à sua aposentação são inteiramente dependentes do gestor de recursos humanos. Deixou saber que o gestor de recursos humanos deve ser capaz de encarnar na vida dos funcionários; aconselhar o funcionário ou agente do Estado sempre que for necessário, ajudá-lo insistentemente.

Participam do Fórum, quadros da Direcção de Administração e Recursos Humanos do MADER, Gestores de Recursos de todas as Províncias do País (DPAP’s e SPAE’s), incluindo a Cidade de Maputo, facilitadores e distintos convidados.

Artigos relacionados