Nampula pretende aumentar a produção agrícola

Este desejo foi manifestado pelo governador da província de Nampula, Victor Manuel Borges durante a cerimónia de lançamento da campanha agrária 2017/18 ao nível daquela região que decorreu no posto Administrativo de Namaita, distrito de Rapale. A província de Nampula prevê produzir na presente campanha agrícola, pouco mais de 10 milhões de toneladas de culturas diversas.
borge02Para o governador da província mais populosa de Mocambique, o aumento das áreas de produção agrária, abre o caminho para a redução do custo de vida no país, para tal todos são chamados a ter uma machamba, portanto o governo provincial vai potenciar novas técnicas de produção e mecanização agrária.
Para a mandatária do Presidente da Republica, a Ministra da Administração Estatal e Função Publica, Carmelita Namashilua que dirigiu a cerimónia do lançamento da campanha agrária 2016/2017 representou um marco importante, na medida em que tomou-se a decisão de desenvolver a agricultura tendo como base o modelo de especialização, disse acrescentando que a medida tomada na campanha passada impulsionou o crescimento de produção de cereais na ordem 12.8%, 10.9% na produção de feijões e 3.6% produção de hortícolas
Referiu que a pecuária teve igualmente um incremento na produção da carne de frango, bovina, suína e ovina em 13 porcento, respectivamente, para além da produção de ovos que registou um crescimento de 21 porcento.
Na ocasião, foi lançada a campanha de comercialização da castanha para a safra 2017/2018. No que concerne a produção de castanha de caju, o sector registou uma produção de 1.795.000 mudas e para a cultura do algodão foram comercializadas pouco mais de 11.666 toneladas representando uma realização de 55.4 %.
A Ministra da Administração Estatal e função pública, disse ainda que o prognóstico da época chuvosa, mostra que para a campanha agrária 2017/2018, as chuvas serão normais com tendência para acima de normal nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

Artigos relacionados