O Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule e o Ministro das Terras, Agricultura, Água, Clima e Reassentamento Rural Perrance Shiri da República do Zimbabwe assinaram esta quarta-feira, 24 de Julho um memorando de entendimento para a cooperação em diversas áreas de domínio da agricultura.
Segundo o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule, o memorando surge no cumprimento da decisão dos Chefes de Estado dos dois países, no sentido de se aprofundar a cooperação bilateral no domínio da Agricultura tomando em conta as potencialidades que possuem.
“Nesta visita durante as negociações foi possível a criação de três comités que vão integrar os directores provinciais de Manica, Gaza e Tete para a realização de ações conjuntas com Zimbabwe na promoção de feiras agrárias, partilha de informação de ocorrência de pragas e doenças de forma a garantir maior coordenação epidemiológica nestas regiões”
Para o Ministro do ministro da Agricultura, além das áreas de interesse os comités dos dois países vão fazer o controlo da circulação da semente, para o efeito serão realizadas formações treinamento para melhorar o desempenho dos técnicos dos dois países que trabalham no sector agrário. Moçambique vai aproveitar a experiência do Zimbabwe do controlo e conversação de alimentos na pós-colheita.
Por seu turno, Perrance Shiri, Ministro das Terras, Agricultura, Água, Clima e Reassentamento Rural da República do Zimbabwe sublinhou que a sua visita inscreve-se no âmbito de reforço de cooperação e as excelentes relações de amizades que unem os dois países. pretende-se cooperar no ramo da agricultura para o beneficio dos dois países.
Para o ministro da agricultura de Zimbabwe para a materialização do a acordo assinado serão desenvolvidas acçoes concretas para a prevenção de pragas e doenças e resiliência em caso de mudanças climáticas. Com esta visita pretende-se fortificar as trocas comerciais através do sector privado que constitui o melhor aliado para acelerar o desenvolvimento económico nos dois países.
Artigos relacionados
-
MADER CELEBRA DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
Teve lugar ontem, dia 01 de Outubro corrente, em... -
REGISTADA UMA REDUÇÃO DE CERCA DE 50% EM ÓBITOS CAUSADOS PELA RAIVA
A informação foi avançada por Américo da Conceição, Director... -
APROVADO PREÇO DE REFERÊNCIA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU PARA CAMPANHA 2024/25
Teve lugar hoje, dia 13 de Setembro corrente, no...