Ministro das Terras, Agricultura, Água, Clima e Reassentamento do Zimbabwe visita Província de Gaza

Perrance Shiri, Ministro das Terras, Agricultura, Água, Clima e Reassentamento Rural da República de Zimbabwe acompanhado pela equipe técnica do MASA efectuou, nesta quinta-feira uma visita aos empreendimentos agrários da província de Gaza.
Durante a visita aos campos de produção e fábricas de agro-processamento de produtos agrícolas Shiri considerou que a realização de acções conjuntas vai proporcionar maiores ganhos para os dois países. Na ocasião o governante não escondeu a sua satisfação diante de grandes áreas de terras irrigadas. “O que mais me impressiona é a evolução agrícola que Moçambique tem em particular em Gaza o agro-processamento esta tendo espaço, visitamos a fábrica de processamento de hortícolas, permite que os produtos estejam sempre frescos para o consumo”.
O Ministro da Agricultura do Zimbabwe reconheceu o potencial produtivo que a província possui em particular para produção do tomate, porém deve haver maior persuasão dos agricultures para aceder o agro-processamento dos seus produtos para permitir exportação dos produtos e evitar perdas.
Por seu turno, o Director da Agricultura da Província de Gaza, Ernesto Paulino frisou que a visita abre espaço para mais intercâmbio com Zimbabwe, para efeito efecturam visitas aos maiores empreendimentos agrários daquela parcela do país para mostrar as potencialidades que possui.
“Os comités criados vão interagir regularmente com Zimbabwe para implementação de acções que irão beneficiar os dois países. A maior experiência que vamos absorver do Zimbabwe é a criação de feiras agrárias, controlo de pragas e doenças, extensão e controlo na movimentação de gado. Para o efeito uma equipe de técnicos de Gaza vai deslocar-se a Zimbabwe ver as potencialidades daquele país”.

Artigos relacionados