Mader busca soluções tecnológicas para o sector agrário

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) através da Direcção Nacional de Assistência a Agricultura Familiar reuniu esta quarta-feira com os diversos actores do sector agrário e extensionistas representantes de todas as províncias com vista a fazer a Revisão Periódica de Tecnologias (REPETE).
Dirigida pelo Vice-ministro do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário dos Anjos Banze, esta reunião visava, entre outros, criar as bases para o aumento do rendimento agrícola, mas também trazer culturas sustentáveis e equilibradas no mercado.
Durante a reunião, o Vice-ministro referiu que Moçambique tem grande potencialidade em agro-pecuária e investir em tecnologias e assistência integral aos pequenos produtores vai garantir que, até em 2024, mais de um milhão de famílias sejam beneficiadas para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Pretendemos, fundamentalmente, assegurar a ligação entre a investigação, a extensão e o produtor através da partilha de pacotes teológicos agrários apropriados para os agricultores do sector familiar por via de assistência técnica “disse Olegário Banze.
O Pacote tecnológico que o MADER disponibiliza é essencialmente a combinação equilibrada e harmoniosa entre a sequência de operações culturais de uma determinada cultura, tipo e qualidade de insumos e o respectivo orçamento para a obtenção de um determinado rendimento, sendo que esta combinação inclui também profundos conhecimentos técnicos da cultura e do clima de cada região.
Para a Directora Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Olga Fafetine, este encontro vai ajudar a todos os produtores a aumentarem a sua renda, uma vez que passarão a cultivar em campos adequados, tendo em conta cada variedade de sementes disponibilizadas e possibilidade de os produtores serem dotados de estratégias para o sucesso produtivo e acesso ao mercado. “Conhecendo a semente e a terra, cada produtor pode obter em cada hectare o rendimento líquido de 68 mil meticais, mas isto só é possível se deixarmos para trás as práticas tradicionais de fazer agricultura” referiu Olga Fafetine.
Fafetine disse ainda que estas acções vão garantir o maior sucesso na campanha agrária 2021-2022, pois o IIAM tem vindo a desenvolver estratégias de multiplicação de sementes melhoradas e fortificadas para as culturas de arroz, bata-doce e gergelim.
Por sua vez, a Directora Nacional de Assistência a Agricultura Familiar, Adélia Magaia, disse que, com estas bases, será possível perceber em que nível se está em termos de partilha de tecnologias para alcançar os impactos desejados, sobretudo a nível do desenvolvimento rural e, por via desta, garantir a segurança alimentar e a criação de postos de trabalho para as famílias de produtores em todos os distritos.
Os intervenientes da Reunião Nacional de Revisão Periódica de Tecnologias (REPETE), foram unânimes em assumir que faltam sementes certificadas para haver qualidade na produção e pediram que as entidades competentes disponibilizem equipamentos necessários para o mapeamento de solos. Este encontro decorreu no âmbito do programa de intensificação da agricultura familiar SUSTENTA que pretende incrementar a produção na próxima campanha agraria 2021-2022.
Participam da REPETE, Quadros do MADER, Investigadores, Académicos, representantes dos Conselhos de Representação de Estado e dos Conselhos Executivos Provinciais, Directores dos Serviços Distritais de Actividades Económicas, Supervisores da Extensão bem como os representantes dos Ministérios, parceiros de cooperação, Organizações Não Governamentais e Sociedade Civil.

www.escortperl.com

Artigos relacionados