MADER ATINGE 90% DE COBERTURA DE VACINA ANIMAL

A informação foi dada a conhecer no dia 14 de Abril corrente, pelo Director Nacional de Desenvolvimento Pecuário no âmbito do Lançamento da Campanha de Vacinação Animal, em todo País. A cerimónia central teve lugar no distrito de Búzi, província de Sofala e foi dirigida por Sua Excelência Lourenço Ferreira Bulha, Governador, sob o lema ” Em Defesa da Saúde Pública e da Economia”.

 

Na ocasião, o Director Nacional referiu ainda que na Campanha 2021 não houve registo da Febre Aftosa depois de quatro anos de ocorrência sucessiva desta doença. Segundo a fonte, isso deveu-se ao maior rigor na implementação de medidas de prevenção, nomeadamente: cobertura de vacinação em cerca de 98%; registo obrigatório e monitoria de transporte/transportadores de animais e de marchantes; licenciamento e emissão de credenciais provinciais; e testagem prévia de animais para mobilidade interdistrital/provincial.

 

A Febre Aftosa é a doença com maior impacto negativo na economia, porque a sua ocorrência pode gerar interdição das transacções comerciais do país com outros mercados internacionais, tanto de produtos de origem animal como os vegetais, provenientes das zonas afectadas.

 

Em 2021, registou-se um crescimento na cobertura vacinal médio, ao passar de 62% em 2020 para 86,75%, com destaque para Carbúnculo Hemático e Carbúnculo Sintomático que atingiram uma cobertura de 81% e 85%.

 

Nos últimos 10 anos, o cumprimento da obrigação de vacinação e banhos tem representado o principal desafio para o crescimento do subsector pecuário.

 

Tomando a palavra no evento, o Governador de Sofala fez saber que a Província definiu como meta, vacinar cerca de 105.613 bovinos contra carbúnculo hemático, 43.790 carbúnculo sintomático e 29.248 contra dermatose nodular.

 

Bulha, garantiu ainda que a província compromete-se em apostar cada vez mais no sector pecuário, pela sua contribuição em carnes, que só em 2021 a produção total foi de 2.671,6 toneladas contra 2.238,4 toneladas em 2020, o que representa um crescimento de 19%.

 

Artigos relacionados