Luisa Meque, Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar, enaltece os progressos registados na DCA

Muito recentemente a Vice-MASA escalou a Direcção de Ciências Animais do IIAM com objectivo de aferir o cumprimento das actividades plasmados no PQG, PODA, PEDSA entre outros documentos orientadores.
Uma das grandes inovações que vão acontecer ao nível do DCA, vai melhorar no diagnóstico de doenças, a própria vacinação do gado, controlo de qualidade de produtos de origem animal, cujos progressos serão registados mercê da reabilitação e apetrechamento dos laboratórios.
O diagnóstico de doenças é um processo pelo qual se identifica vários tipos de doenças e determinam as várias medidas de tratamento e controlo.
No entanto o trabalho da DCA não para por aqui, por outro lado este centro deve garantir a protecção da saúde pública através do aferimento do grau de higiene dos alimentos de origem animal, bem como verificar os padrões de produção de ração e matéria prima para o consumo das manadas.
Foi ainda destacado que a recente aquisição do equipamento vai ajudar ao processo de enchimento e enfrascamento de vacinas pois em menos tempo vai puder produzir maior número de vacinas.

Artigos relacionados