Neste encontro passaram em revista as áreas de cooperação existentes entre os dois países e no final do encontro Vice-Ministra da Agricultura e Segurança Alimentar teceu as seguintes considerações:
O encontro de trabalho entre as duas delegações de Moçambique e da China foi meritosa por ter superado as espectativas de ambas as partes, fruto das conversações entre as partes. Referiu igualmente que a visita tem como objectivo estreitar as relações de cooperação entre as partes e por outro lado definir as outras áreas de cooperação, destacou ainda o denominador comum entre os dois países.
De referir que as delegações chegaram a outros consensos, com destaque para o sector da investigação, produção de semente na componente agrícola, produção de vacinas, formação onde alguns técnicos moçambicanos poderão beneficiar de cursos de curta duração na China e receber técnicos especialistas da China, investimentos no sector agrário, aumento da produção e produtividade, bem como na transformação dos produtores de subsistência, em produtores orientados para o agro-negócio.
Zangh Taolin, referiu que esta cooperação é importante para os dois países, sobretudo na área de tecnologia onde China perspectiva vários projectos e mecanização agrária e assegurou que o seu País num futuro próximo serão formadas mais técnicos moçambicanos em tecnologias agrárias integrando mais vantagens.
Para além da cultura do arroz, China vai prestar especial atenção na fruticultura com mais enfase no caju, uma cultura de referência em Moçambique.
Artigos relacionados
-
MADER CELEBRA DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
Teve lugar ontem, dia 01 de Outubro corrente, em... -
REGISTADA UMA REDUÇÃO DE CERCA DE 50% EM ÓBITOS CAUSADOS PELA RAIVA
A informação foi avançada por Américo da Conceição, Director... -
APROVADO PREÇO DE REFERÊNCIA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU PARA CAMPANHA 2024/25
Teve lugar hoje, dia 13 de Setembro corrente, no...