Vice-Ministro da Agricultura da Republica Popular da China, Zhang Tailon visita Província de Gaza

No âmbito do estreitamento e fortificação dos laços de cooperação entre os dois países no sector de agricultura o Ministro da China visitou recentemente os campos de produção de arroz Wanbao, a fábrica de processamento de arroz na Cidade de Xai?Xai.
A delegação da China foi recebida pela Governadora da Província de Gaza, Stela Zeca Pinto e no final do encontro de cortesia e troca de presentes, revelou que, a visita vai dar uma nova dinâmica de produção em Moçambique. Entretanto espera ampliar os trabalhos com o Governo da China em prol de melhoria para o sector agrário daquela província.
Segundo a governadora, esta aproximação constitui uma oportunidade de apresentar as potencialidades de produção da província. Neste momento produziu-se elevadas toneladas de castanhas mas, ainda não faz-se o devido aproveitamento do próprio caju, portanto espera-se que, através deste encontro o governo chinês ajude na busca de formas de aproveitar o fruto do caju e melhorar cada vez mais a produção.
‘Temos unidade de processamento de arroz e castanha, portanto queremos pensar em formas de fazer o aproveitamento de caju e perspectivar outras unidades de processamento. No ano passado tivemos uma produção de cerca de 14.000 toneladas de castanha, porém o caju não foi feito o devido aproveitamento. Com o projecto do parque Agrícola de Moçambique Wanbao na presente campanha agrária apesar das irregularidades da chuva espera-se superar as 70 toneladas de arroz produzidas na última campanha’’, Sublinhou a Governadora.
Por seu turno, o Vice-Ministro da China Zhang Tailon, disse durante a visita que sente-se bastante satisfeito em visitar aquela província que constitui um potencial para ramo agrícola e onde os investimentos da china se fazem sentir desde a promoção da agricultura e da tecnologia. Esperamos que as duas partes possam selar mais cooperações para a melhoria do sector da agricultura.
Segundo Tailon, espera que através da visita efectuada possam firmar-se mais relacionamentos de cooperação não só com a província de Gaza mas, que futuramente possam trabalhar com todo país em projecto que garantam melhorias de vida as populações moçambicanas.

Artigos relacionados