O Banco Mundial vai investir 80 milhões de dólares no sector da agricultura na zona Centro do país. O montante destina-se à expansão da rede de irrigação, que deverá beneficiar cerca de vinte mil famílias, com destaque para as que se dedicam à produção de arroz e hortícolas.
Para o efeito, uma missão da instituição esteve, desde a semana passada, a trabalhar na província de Manica, com o objectivo de avaliar o projecto de irrigação sustentável, designado PROIRRI, que esteve a ser implementado desde o ano 2011.
A equipa ficou impressionada com os resultados que apontam para a irrigação de três mil hectares e anunciou um novo programa baptizado pelo nome de IRRIGA, no qual o Banco Mundial vai desembolsar os 80 milhões de dólares.
O representante do Banco Mundial nesta deslocação, Aniceto Bila, avançou por outro lado que nesta fase, além das províncias de Manica, Sofala e Zambézia, o projecto deverá incluir a província de Nampula.
Para o projecto PROIRRI, que foi implantado nos últimos sete anos, foi gasto um montante de pouco mais de 74 milhões de dólares, dos quais 60 desembolsados pelo Banco Mundial. (O Pais)
Artigos relacionados
-
Produtores agrícolas melhor assistidos
Ler mais: in Jornal Noticias 29.10.2024 Share this... Whatsapp... -
IIAM prevê libertar oito novos clones de batata-reno
Ler mais: in Jornal Noticias 28.10.2024 Share this... Whatsapp... -
Castanha de caju: autoridades proíbem comercialização antes da época prevista
Ler mais: in Diário Económico Online 14.10.2024 Share this......