LANÇAMENTO DA SEMANA AFRICANA 2022

Decorreu hoje, 19 de Maio corrente, no auditório do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o lançamento da semana de Africa, o mesmo foi dirigido pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago.

A celebração desta semana, é uma oportunidade para realçar o papel e a solidariedade entre os povos, reafirmar os compromissos, reconhecer os desafios e, ganhar novas energias para continuar a trilhar com segurança rumo ao desenvolvimento.

Para o presente ano, o dia de África é celebrado sobre o sob o lema “Reforçar a Resiliência na Nutrição e Segurança Alimentar no Continente Africano: Reforço dos Sistemas Agro-Alimentares, Saúde e Protecção Social para a Aceleração do Desenvolvimento Humano, Social e Económico”.

Intervindo no evento, Alta Comissaria da República de Malawi em Moçambique,  Wezi Moyo afirmou que a África tenha uma população de 1,25 bilhão em 2018, com o maior numero de jovens no mundo e isso representa um enorme potencial. De fato, se alavancados adequadamente com os investimentos certos, podemos contribuir para acelerar o desenvolvimento sustentável e equitativo.

Como estamos a lançar o nosso Programa de uma semana que nos levará ao dia de África a 25 de Maio, o Grupo Africano está bem preparado e empenhado em contribuir para o sucesso das celebrações desta semana em Moçambique, finalizou Wezi Moyo.

Segundo o Ministro Armindo Tiago, o lema deste ano reafirma a importância da nutrição, especialmente a nutrição infantil, como um pilar para o desenvolvimento do capital humano, transformação social e económica de África, cujas premissas contribuem sobremaneira para a materialização dos objectivos da Agenda 2063 da União Africana, Plano Quinquenal do Governo (2020-2024) e seu respectivo Plano Económico e social.

Ao terminar afirmou que as comemorações da Semana de África devem servir para maior consciencialização e reforço da Resiliência na Nutrição e Segurança Alimentar em Moçambique e no Continente Africano.

Artigos relacionados