Inspecção da Agricultura e Segurança Alimentar, em Reunião Anual no Município de Chókwè

Quadros do MASA ligados a Inspecção estão reunidos de 9 a 10 de Agosto de 2018 aos vários níveis, para em conjunto apreciar o desempenho do sector durante o ano de 2017 e perspectivar as acções a realizar, com vista a harmonizar as acções de actuação.
Nos últimos anos o País tem vindo a encarar desafios enormes nas diversas áreas, das quais a área de inspecção não é uma excepção, mas pode ser a que precisa estar mais preparada para enfrentar este desafios com sucesso por tratar-se de uma área que acompanha, aconselha e corrige no procedimento de boas práticas.
Por outro lado foi sublinhado que o segredo da política de segurança alimentar e nutricional depende da forma como em que se aloca, monitora e inspecionam a distribuição dos recursos exíguos sectoriais, por forma a ter uma inspecção preventiva, integrante e actuante na redução dos riscos no sector agrário.
Na sua intervenção, o Excelentíssimo Senhor Secretário Permanente, do MASA, Dr. Victor Canhemba Júnior realçou que é imperioso que as inspecções e auditorias tenham enquadramento na orgânica de cada instituição do MASA, para que as suas actividades de controlo interno sejam planificadas, orçamentadas e devidamente monitoradas e avaliadas. Tendo apelado aos técnicos afectos às inspecções do Sector Agrário para pautar por uma atitude actuante, preventiva, proactiva e investigativa.
No âmbito do atendimento e satisfação crescente e exigente do cidadão, referiu que várias são as iniciativas que a IASA tem vindo a desenvolver para que a informação e solução das petições cheguem ao público utilizador, o principal visado nesta actividade, privilegiando a utilização dos seguintes canais: linhas verdes, caixas de reclamações e sugestões.
Contudo, os desafios pela frente, nomeadamente: a integração e formação dos inspectores na carreira inspectiva, a criação de carreiras específicas para a inspecção sectorial que de uma forma segura e sustentável possa criar incentivos e nova dinâmica institucional, durante os dois dias da nossa reunião iremos para além de fazer o balanço das actividades de controlo interno, consolidar a equipa, planificar as acções para 2018/9, harmonizar os planos anuais de actividades, identificar as áreas de riscos por forma a aprimorar através de acções contínuas de formação e disseminação de dispositivos legais e de outros instrumentos que regulam o funcionamento da inspecção na função pública e na IASA em particular.

Artigos relacionados