INHAMBANE REALIZA REUNIÃO DE AVICULTURA

Decorreu no dia 30 de Agosto corrente no distrito de Morrumbene a Reunião Provincial da Avicultura, sob o lema *_Pela autossuficiência em produtos avícolas e geração de rendimentos_*, cujo objectivo é de forma colectiva, com os intervenientes da cadeia de valor de avicultura, encontrar mecanismos e sinergias viáveis que possam acelerar a produção avícola de modo a galvanizar o desenvolvimento económico da Província.

No momento da abertura da Reunião, o Chefe do Executivo Provincial disse que a avicultura na Província de Inhambane é praticada por pequenos produtores, sendo 645 de frangos e 92 de poedeiras, com lotes que variam de 50 a 1000 bicos.

Num outro desenvolvimento, o governante avançou que a capacidade instalada é de 2.223,3 toneladas de frango e a produção média anual é de 2.200 toneladas. Para ovos tem uma capacidade instalada de 872.150 dúzias de ovos e produz anualmente uma média de 398.000 dúzias.

Igualmente, o dirigente frisou que para atingir a auto-suficiência são necessários investimentos na cadeia de valor, com destaque para a implantação da indústria de produção de rações, infraestruturas para o processamento de frango, bem como dos centros de reprodução. E para tal, o Conselho Executivo Provincial compromete se em criar todas as facilidades e um ambiente favorável para que tal aconteça. Apelou aos participantes da reunião a contribuírem com ideias, propostas de solução, para uma melhor coordenação dos objetivos que pretende se alcançar e desta forma aumentar a produção de frango e ovo na Província

Refira-se que estiveram presentes nesta reunião administradores Distritais, Directores Distritais de Actividades Econômicas, Delegados Distritais de Pecuária, avicultores, fornecedores de insumos, grandes indústrias avícolas, instituições académicas, Banca, instituições financeiras e comunicação social.

Artigos relacionados