INAUGURADA A FÁBRICA DE EXTRACÇÃO E REFINAÇÃO DE ÓLEO ALIMENTAR DE SOJA E DE ALGODÃO

Teve lugar hoje, 18 de Agosto do ano corrente, no distrito de Cuamba, província de Niassa, a cerimónia de inauguração da Fábrica de Extracção e refinação de Óleo Alimentar de Soja e de Algodão. O evento foi presidido pelo Presidente da República, Filipe Jancito Nyusi.

O empreendimento teve um financiamento global de 300 milhões MT, co-financiados pelo SUSTENTA – no fomento – e FCID – na infraestrutura -, incluindo capitais próprios da Sociedade. É a primeira fábrica industrial desta dimensão na Província do Niassa que intervém em toda cadeia de valor com cerca de 40 mil produtores familiares locais e dos distritos vizinhos integrados nos esquemas de fomento.

A inauguração ocorre num período em que se registou um crescimento de 18% nas oleaginosas no país, envolvendo cerca de 500 mil pequenos agricultores nacionais.

No seu discurso de ocasião, o Presidente da República afirmou que a empresa irá usar 100% de matéria-prima de cultivo local e possui uma capacidade de extracção: 7500 toneladas por ano e de refinação: 3000 toneladas por ano.

Num outro desenvolvimento, o dirigente referiu que no país está dado mais um passo para o equilíbrio da balança comercial agrária deste produto que representa cerca de 30% do total das importações do sector.

Artigos relacionados