Dia Mundial de Alimentação: Importância das Dietas Saudáveis; Nossas Acções são Nosso Futuro

MASA reflecte sobre actual situação de alimentação no país
O Ministério da Agricultara e Segurança Alimenta em coordenação com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) realizou no passado dia 18 de Outubro em Maputo uma mesa redonda subordinada ao tema “Importância das dietas saudáveis tendo como Slogan Nossas Acções são Nosso Futuro” alusivo ao dia Mundial de Alimentação que se comemora todos anos no dia 16 de Outubro.
Na ocasião o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar Higino de Marrule referiu que o país celebra estas efemérides para reflectir a respeito do quadro actual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta e a intervenção da mulher rural na garantia do acesso a alimentos de qualidade e quantidade para levar uma vida activa e saudável.
“O nosso país deu passos significativos ao reduzir a prevalência da população sujeita a insegurança alimentar de 50% para 24% nos últimos dez anos, mas apesar deste esforço ainda persistem desafios, ligados ao acesso a alimentos nutritivos e a resiliência aos choques climáticos que tem um grande impacto na produção agrícola quer mundial, quer a nível local”.
O governante reiterou que a educação nutricional a todos os níveis afigura-se importante, visando promover o uso racional dos alimentos, implicando a necessidade de adaptar as pessoas de conhecimento sobre como manter uma dieta equilibrada.
“Os níveis de insegurança alimentar crónica continuam na ordem dos 24% e desnutrição crónica 43%, principalmente na região norte do país, o que nos coloca o desafio de realizar o III estudo de Base de Segurança Alimentar Nutricional, instrumento que nos permitirá actualizar os indicadores e trazer evidencias para uma melhor planificação e alcance de impacto desejado”.
Por seu turno, o representante da FAO em Moçambique, Hernani Coelho da Silva frisou que, o tema da celebração do Dia Mundial da Alimentação surge para aumentar a consciencialização sobre fome e a importância de todos terem alimentos nutritivos e seguros suficientes para uma vida saudável e activa.
Para Hernani os desafios em Moçambique são enormes para que todas pessoas tenham acesso a dietas saudáveis múltiplos e consecutivos choques como estiagem e pragas que afectaram grande parte da zona sul do país e ciclones Dineo, Idai e Keneth que fustigaram severamente o país têm aumentado os índices nacionais de desnutrição e insegurança alimentar.
Ainda na sua intervenção o representante da FAO em Moçambique sublinhou que, existem soluções económicas para reduzir a má nutrição destacando que os agricultores necessitam de incentivos e conhecimento para aumentar e diversificar a produção de alimentos com alto valor nutritivo.

Artigos relacionados