CRIADO CONSELHO PROVINCIAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA PROVÍNCIA DE MAPUTO

Teve lugar ontem, dia 08 de Agosto corrente, na Cidade da Matola, a cerimónia de criação do Conselho Provincial de Segurança Alimentar e Nutricional – COPSAN que foi dirigida pela Secretária de Estado na Província de Maputo, Vitória Dias Diogo.

O COPSAN é um órgão multissectorial estabelecido para promover e coordenar a tomada de decisão em matéria de segurança alimentar e nutricional ao nível da província.

Na ocasião, a Secretária de Estado avançou que com a criação deste conselho, elevou-se o nível de coordenação da Segurança Alimentar e Nutricional, e reforçou-se a priorização desta área no topo da agenda do Governo, sendo que um dos indicadores da Segurança Alimentar e Nutricional é a produção e disponibilidade de alimentos.

Num outro momento, a dirigente realçou que a Província de Maputo tem implementado diversas ac?ões com vista a melhorar os níveis de Segurança Alimentar e Nutricional, tais como a intensificação na produção das culturas com alto valor nutricional e de ciclo curto, a promo?ão da educação alimentar e nutricional às comunidades, a realização de feiras agro-pecuárias para permitir trocas comerciais e a formação das comunidades em matérias de agro processamento de hortícolas e de frutos silvestres.

Participaram do evento, a Secretária Executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional, Leonor Neves Mondlane, Administradores Distritais, Parceiros de Cooperação, entre outros convidados.

Artigos relacionados