CELSO CORREIA CONFERE POSSE A NOVOS DIRIGENTES DO MADER

Hoje, 01/09, foram empossadas duas novas directoras do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, nomeadamente, a Directora Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (DNDAF), Nilza Eunice Paunde, e a Directora-Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Olga Fafetine.

Para o Ministro, a Directora da DNDAF assume uma unidade com grandes responsabilidades, pois todos conhecemos a experiência passada que o país seguiu, em particular no sector agricultura familiar. Avançou que esta direcção tem o desafio de conseguir fazer chegar em tempo útil a previsão meteorológica ao máximo número de produtores possíveis para que possam lançar a semente em tempo útil, pois esta informação é muita estratégica. Frisou que se deve garantir a capacidade de resposta em tempo útil das pragas, ou seja, esta direcção tem que ter capacidade de articular com as várias direcções do ministério para dar resposta a este desafio.

Num outro desenvolvimento, o governante disse que a implementação do programa SUSTENTA que começou como projecto, ganhou dimensão de iniciativa presidencial e compromisso eleitoral. Defendeu que o SUSTENTA tem na sua essência o desenvolvimento da agricultura familiar, e é nesta direcção que devem surgir toda planificação e articulação, bem como a melhoria do seu desempenho para a sua expansão.

No que concerne ao IIAM, o dirigente afirmou que a instituição precisa de mudar, o país precisa de um programa de desenvolvimento institucional e de investigação agrária de raiz para que possamos tentar mobilizar recursos em tempo útil. Na aposta de fazer a ligação entre a extensão, investigação e campo de produção, está a chave do sucesso de tudo que o ministério está a fazer em todos os programas até ao momento.

A terminar, o Ministro, afirmou que apesar das tarefas residirem com os empossados, as instituições não funcionam de forma isolada, não estamos a criar ilhas, se não houver interligação e cooperação entre as partes envolvidas a responsabilidade do fracasso será de todos.

Artigos relacionados