BATATA-DOCE VISTA COMO ALTERNATIVA PARA O PÃO EM MASSINGA

A informação foi dada a conhecer no âmbito da visita efectuada ao campo de produção do agricultor Rafael Homo, considerado o maior multiplicador da rama de batata-doce deste distrito, pela equipa técnica da Direcção de Informação e Comunicação Agrária do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

Na ocasião, o agricultor deixou saber que as pessoas ganharam consciência que a batata-doce é mais barata e nutritiva do que o pão, pelo facto de garantir maior saciedade devido a massa seca. Avançou que chega a comercializar 50kg por dia desta cultura e disse que a mais procurada é a batata-doce de polpa alaranjada, vista na perspectiva de melhorar a dieta alimentar.

 

Rafael Homo está a projetar para a próxima campanha lavrar 4 hectares, dos quais 1 hectare tenciona destinar aos revendedores, 1 hectare ao supermercado Shoprite e os outros 2 hectares para exposição e venda em Feiras Agro-pecuárias. Explicou ainda que a projecção é aliada ao apoio que recebe do Centro Internacional da Batata, CIP, que o permite alavancar a produção desta cultura cada vez mais.

 

“Com rendimento da actividade agrícola, construí uma casa melhorada, adquiri animais (cerca de dez bovinos) e meios circulantes para os meus quatro filhos que estudam distantes de casa. Além disso, adquiriu uma viatura que usa como meio de transporte para escoar a produção para o mercado”, afirmou o agricultor.

 

Artigos relacionados