MAPUTO REALIZA I FÓRUM  PROVINCIAL DE AMÊNDOAS

A Província de Maputo realizou nesta quinta feira, dia 4 do corrente mês, o I Fórum de Amêndoas sob lema “Transformar Vidas, Aumentando a Renda das Famílias” cujo objectivo é de promover as cadeias de valor do caju e da macadâmia através de um diálogo com os actores  em função dos desafios e oportunidades.

Na ocasião de abertura, Sua Excelência Victoria  Diogo, Secretária de Estado da Província  de Maputo, disse que a Província de Maputo possui condições propícias  para a produção de amêndoas, bem como castanha de caju e macadâmia. Avançou que nesta parcela do País há necessidade de melhorar o ordenamento territorial de tal forma que se faça a expansão das plantações de cajueiros e da macadâmia.

Num outro desenvolvimento, a dirigente referiu que as amêndoas têm uma cadeia extraordinária devido a sua grande diversidade,  desafiando assim  os técnicos  do  Instituto  de Amêndoas de Moçambique a desenvolver um manual de receitas para apoiar sobre tudo os pequenos  e médios  produtores  sobre  as diversas formas de utilização das amêndoas,  não  só  na indústria  alimentar,  assim como na indústria cosmética.

Dentre as várias actividades realizadas, importa salientar que o evento teve um momento  marcante de assinatura de memorandos de entendimento entre o Instituto de Amêndoas de Moçambique e algumas instituições do ensino técnico profissional a saber, Institutos Agrário de Matutuine, Magude, Salamanga e Agro Industrial de Moamba. E com o Município de  Manhiça, vingou-se o apoio sobretudo na transferência  de  tecnologias no âmbito da produção e distribuição de mudas de cajueiros, bem como de macadâmia para alavancar o parque cajuicola produtivo da Província.

Refira-se que participam no I Fórum Provincial de Amêndoas membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, do Conselho  Executivo Provincial, administradores distritais, Instituições de Ensino, Técnicos do Instituto de Amêndoas, Produtores,  Fomentadores, Provedores de Serviços, Processadores, Associação dos Industriais do Caju e Associação  Moçambicana  de Macadâmia.

 

 

Artigos relacionados