FIDA disponibiliza 62 milhões de dólares para apoio ao desenvolvimento de Finanças Rurais

Esta informação foi revelada pelo representante do Director Geral do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura(FIDA), Custódio Mucavele, na abertura da 1? Feira de Talentos Locais, que teve lugar na Cidade de Xai-Xai, Província de Gaza de 23 a 25 de Abril de 2018 e que reúne talentos de África, América Latina e Europa. Avaliado em cerca de 62 milhões de dólares Norte-Americanos o fundo destina-se a projecto de apoio ao desenvolvimento de finanças rurais, com uma abrangência nacional.
Segundo Custógio Mucavele, foi igualmente aprovado a implementação da 2? Fase do PROSUL numa escala que pode ser ampliada para outras regiões do País, fruto do reconhecimento do FIDA ao Governo de Moçambique em relação, sobretudo, ao desempenho da primeira fase do programa, como também o corolário de uma direcção sábia do MASA do nível central e as três províncias beneficiárias.
De referir que o objectivo do FIDA é de ajudar a integração dos produtores de pequena escala em mercados lucrativos e acessíveis com observância ao equilíbrio do género, educação nutricional, participação cada vez mais activa de jovens.
A carteira de projectos do FIDA comporta neste momento cinco projectos, nomeadamente, projecto de promoção de aquacultura; projecto de cadeias de valor nos corredores de Limpopo e Maputo; projecto de promoção de pesca artesanal, programa de promoção de mercados rurais e projecto de apoio a extensão agrária, beneficiando a cerca de 2 milhões de pessoas, desde o início das actividades em 1986, tendo já disponibilizado mais de 400 milhões de dólares em financiamentos de créditos, programas e projectos ao nível do País.

Artigos relacionados