No âmbito da assistência aos deslocados internos e com recursos ao Projecto de Recuperação da Crise do Norte, o Governo, através do ADIN, entregou esta quinta-feira no distrito de Mueda, em Cabo Delgado, 600 kits de produção agrícola de um total de 39.211 kits a serem alocados ao igual número de famílias neste distrito.
O kit é composto por sementes, fertilizantes e enxadas a destacar: 12.5 quilos de milho, 15 kilogramas de feijão, 2 kilogramas de gergelim, 150 kilogramas de fertilizantes e 1 enxada para cada família. Com este kit cada família terá capacidade de produção de uma área de 1.5 hectares.
A cerimônia foi dirigida pelo Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, António Supeia, em representação do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), Celso Ismael Correia, também Presidente do Comité de Supervisão da ADIN.
Na ocasião, António Supeia afirmou que espera-se duas importantes conquistas com a acção desencadeada: primeiro, empoderar economicamente os produtores, através da venda do gergelim e, segundo, reforçar a auto-suficiência alimentar com a produção do milho e feijão-nhemba.
O objectivo deste projecto é de “garantir a assistência não apenas humanitária, mas também assistência para o desenvolvimento de forma sustentável e integrada visando a rápida recuperação destas famílias afectadas através da produção agrícola e consequentemente melhorar a qualidade de vida da população”, disse o Secretário de Estado na província de Cabo Delgado.
Participaram da cerimônia, o Governo do distrito e lideranças locais, o Coordenador da Unidade de Gestão de Programas Sociais e Humanitários da ADIN, Domingos Junqueiro, o PCA do FNDS Cláudio Borges, o representante da UNOPS, Niroshinie Nayagam, e diversos segmentos da sociedade.
PEMBA, 02 DE DEZEMBRO DE 2021