ZAMBÉZIA ALCANÇOU 8.3 MILHÕES DE TONELADAS DE PRODUTOS DIVERSOS NA CAMPANHA 2020/21

A Informação foi avançada por Sua Excelência Pio Augusto Matos, Governador da Província da Zambézia, no âmbito da abertura do I Conselho Coordenador da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas que se realizou nos dias 2 e 3 de Dezembro corrente na Cidade de Quelimane.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Provincial avançou que na Campanha Agrária 2020/21 a província da Zambézia alcançou 8.3 milhões de Toneladas das 8,6 planificadas, o que correspondeu a 3% de crescimento. Frisou que o Conselho Coordenador como órgão fiscalizador do executivo tem o papel fundamental de alavancar a economia pelo facto de mais de 80% da população fazerem parte do sector agrário.

Num outro momento, o Governador Provincial considerou o evento como uma plataforma de troca de Experiências entre vários projectos e parceiros de cooperação por forma a inspirar os participantes a transformar os desafios do sector agrário e pesqueiro em oportunidades possíveis a serem viabilizados.

O Conselho Coordenador tinha como objectivo de avaliar o desempenho do sector agrário, reflectir sobre aspectos da actualidade para o desenvolvimento agrário e pesqueiro na província e perspectivar a produção agrária e pesqueira do próximo exercício económico.

Estiveram presentes no evento Membros do Conselho Executivo Provincial, Representante do Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Quelimane, Presidente do Conselho Empresarial da Zambézia, Representantes das Organizações Não Governamentais, Sociedade Civil e Sector Privado; Delegados das Instituições de Tutela; Directores Distritais das Actividades Económicas dos 22 Distritos da Província, Chefes Provinciais dos Departamentos e Repartições da Direcção Provincial Agricultura e Pescas e dos Serviços Provinciais de Actividades Económicas da Zambézia e distintos convidados.