EMPOSSADOS NOVOS DELEGADOS PROVINCIAIS DO INSTITUTO DE AMÊNDOAS DE MOÇAMBIQUE

Teve lugar na manhã desta quarta-feira, dia 1 de Dezembro corrente, o acto de empossamento de 9 novos delegados provinciais do Instituto de Amêndoas de Moçambique, numa cerimónia dirigida pelo Excelentíssimo Senhor Ilídio Afonso José Bande, Director Geral do IAM, IP.

Trata-se de Arlete José Macuácua Filimone, indicada para o cargo de  Delegada da província de Maputo; Sérgio Domingos Uique, delegado provincial de Gaza; Elidio Liliano Carlos Bacar, delegado provincial de Inhambane; Faque Anli, delegado Provincial de Manica; Marta Regina Mafambane Chicava,  delegada provincial de Sofala;  Sifa Bernardo António, delegado provincial da Zambézia; Júlio Ventura Langa, delegado provincial de Nampula; e Domingos Armando Guissemo, delegado provincial de Cabo Delgado.

No seu discurso de ocasião, o Director Geral, sublinhou que o sector agrário vem testemunhando reformas legais e institucionais as quais incidem sobre o MADER e suas instituições subordinadas ou tuteladas, a todos os níveis. A recente criação do Instituto de Amêndoas de Moçambique, IP, preconiza a promoção do desenvolvimento sustentável de amêndoas no país.

Num outro momento, o titular da pasta das amêndoas desafiou aos empossados a servir de meio para o alcance das metas e objectivos estratégicos do IAM na nova realidade que o contexto impõe. Igualmente, instou aos delegados ora empossados a dirigir, organizar e planificar as actividades da delegação provincial, de acordo com as estratégias e em conformidade com a legislação em vigor, colaboração e comprometimento nas suas tarefas.

Por seu turno, Victor Canhemba, Secretário Permanente do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, na sua intervenção chamou a atenção aos empossados sobre a responsabilidade de gestão de recursos humanos e o valor do trabalho em equipa, bem como, desafiou aos investidos a saberem imprimir estratégias assertivas para responder as metas de produção nas suas delegações.

Tomaram parte deste evento, os quadros do Instituto de Amêndoas de Moçambique e distintos convidados.

Após a cerimónia, decorreu uma reunião de conselho de Direcção do IAM alargado aos funcionários em que se passou em revista o Plano de Produção das Amêndoas 2021/22, onde foram revistas as metas de cada província e o compromisso de cada Delegado. Igualmente, procedeu-se com o balanço do programa de pulverização de cajueiros com vista a auferir o ponto de situação do programa de produção de mudas de cajueiros e o ponto de situação da campanha de comercialização da Castanha, assim como, o programa de plantio, produção e exportação da macadamia.

Artigos relacionados