About

MADER FAZ RENASCER O COMPLEXO AGRO-INDUSTRIAL DE CHÓKWÈ

Reactivou-se hoje, dia 13 de Outubro corrente, na província de Gaza, a fábrica de processamento de arroz em Chókwè que sita no Complexo Agro-industrial (CAIC). O acto foi testemunhado por Suas Excelências Celso Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, e Amosse Macamo, Secretário de Estado na Província de Gaza. Segundo o Ministro da Agricultura, o empreendimento já tem pouco…

Leia mais...

EMPOSSADOS DIRECTORES DE SERVIÇOS DO INSTITUTO DE AMÊNDOAS DE MOÇAMBIQUE

Teve lugar no dia 07 de Outubro corrente a cerimónia de tomada de posse dos Directores dos Serviços Centrais do Instituto de Amêndoas de Moçambique (IAM) que foi dirigida pelo Excelentíssimo Senhor Ilidio Afonso José Bande, Director Geral do IAM, IP. Trata-se da Feliza Macome, para o cargo de directora de Serviços Centrais de Produção e Desenvolvimento de Amêndoa; Américo…

Leia mais...

REGADIO DE MUNDA-MUNDA EM OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO

A informação foi avançada por Sua Excelência Celso Ismael Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no dia 07 de Outubro corrente no Posto Administrativo de Nante, distrito da Maganja da Costa, província da Zambézia. Na ocasião, o governante deixou saber que as obras encontram-se a 78 por cento de execução e contará com 3000 hectares irrigados no seu término.…

Leia mais...

MADER PARTICIPA NA FEIRA INTERNACIONAL DO COMÉRCIO DO SECTOR AGRÍCOLA NA ITÁLIA

O facto decorreu entre os dias 7 a 9 de Setembro do presente ano nas cidades de Rimini, Cesana e Bologna, Itália. A Delegação que efectuou a deslocação esteve composta por 6 representantes do sector privado, 4 representantes do MADER e 1 representante da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). A delegação moçambicana que participou na Feira…

Leia mais...

GOVERNADORA MASSENGELE VISITA CAMPOS AGRÍCOLAS DA CIDADE E DISTRITO DE LICHINGA

No âmbito da preparação da Campanha Agrária 2021/2022, a Governadora de Província do Niassa, Elina Judite Massengele, iniciou na manhã da passada quarta-feira (15/09) uma visita aos campos agrícolas da Cidade e Distrito de Lichinga, com vista a avaliar o nível de preparação desses face à campanha seguinte. Na ronda pelos campos, Elina Judite Massengele, escalou os campos de produção…

Leia mais...

Produtores chamados a aumentar a produção

Ler Mais: In Jornal Noticias 16.09.2021 A expansão em curso do parque industrial no Niassa, caraterizada pela implantação de novas unidades do agro-processamento, deve ser vista por produtores e todos interveniente na comercialização de excedentes agrícolas como oportunidade para aumentar as receitas.

Leia mais...

ADMINISTRADORA DO DISTRITO DE BOANE RECOMENDA USO RACIONAL DOS BENS DO ESTADO

Decorreu na manhã de hoje, 15 de Setembro corrente, no recinto da Secretaria Distrital, o acto de entrega de Kits dos extensionistas e meios circulantes aos técnicos do distrito de Boane. O evento, foi dirigido pela Guilhermina Gaspar Kumaghwelo, administradora do distrito de Boane. Trata-se de 25 extensionistas beneficiados, dos quais 15 técnicos com igual número de kits  agrícolas e…

Leia mais...

Boas perspectivas para campanha agrícola

Ler Mais: in jornal Noticias 15.09.2021 A campanha agrícola 2021/22 poderá ser, boa um pouco por todo país, considerando a previsão climática sazonal apresentada semana finda pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM). A expectativa é do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) e decorre da avalização dos índices de satisfação das culturas, que poderá ser moderado na região Sul,…

Leia mais...

CIP REALIZA REUNIÃO DE VALIDAÇÃO DE RESULTADOS

O Centro Internacional da Batata (CIP) realizou nesta segunda feira “13” de Setembro, na Cidade da Maxixe, a reunião de validação de resultados do estudo da cadeia de valor de batata doce ao longo do corredor de Maputo. Na abertura da reunião, Francisco Feijão, Director Provincial da Agricultura e Pescas, disse que o projecto que está sendo implantado pelo CIP,…

Leia mais...

Caju pode atingir 16 mil toneladas na presente campanha

Ler Mais: in Jornal Noticias 13.09.2021 A província de Gaza poderá produzir na presente campanha pouco mais de 16 mil toneladas de castanha de caju, fruto do empenho dos produtores que têm aumentado as áreas e dos investimentos do Governo na pulverização das árvores, visando o crescimento do rendimento.

Leia mais...

SUSTENTA vai financiar 17 mil produtores comerciais

Ler Mais: Jornal Noticias 08/09/2021 Cerca de dezassete mil novos pequenos produtores comerciais emergentes vão ser financiados para a campanha agrária 2021/2022, através do fomento directo de diversas culturas, por meio dos pacotes tecnológicos, na província de Cabo Delgado.

Leia mais...

Começam candidaturas ao SUSTENTA 2021/2021

Ler Mais: in www.cartamz.com 08/09/2021 Um ano após financiar quase 300 mil agricultores em oito províncias e aumentar a produção das principais culturas alimentares em Moçambique começaram esta semana as candidaturas ao Programa Nacional de Integração da Agricultura Familiar em Cadeias de Valor, o Sustenta, na campanha agrária 2021/2022.

Leia mais...

LANÇADA CHAMADA PÚBLICA DO SUSTENTA EM TETE

O facto decorreu no dia 03 de Setembro corrente e foi dirigido por Sua Excelência Elisa Zacarias, Secretária de Estado em Tete. Na ocasião, a Representante do Estado nesta província avançou que para a campanha agrária 2021/2022, Tete passará a contar com um total de 102 Pequenos Agricultores Comerciais Emergentes (PACEs) e 10.200 Pequenos Agricultores (PA), privilegiando as cultura de…

Leia mais...

NAMPULA LANÇA JANELA DE CHAMADA PÚBLICA DE CANDIDATURA AO SUSTENTA 2021/22

O evento foi orientado por Sua Excelência *Mety Gondola*, Secretário de Estado na Província, esta quinta-feira, 2 de Setembro de 2021, a anteceder a um seminário de capacitação dos Administradores Distritais e outros quadros da Província, sobre o Programa SUSTENTA. O Secretário de Estado em Nampula anunciou que para a campanha agrária 2021/22 irão beneficiar-se nesta Província, 11.800 Pequenos Agricultores…

Leia mais...

NIASSA LANÇA CHAMADA PÚBLICA DE CANDIDATURA AO SUSTENTA 2021/22

O evento foi dirigido pelo Secretário de Estado na província do Niassa, Dinis Vilanculos, nesta quinta-feira 02/08, que no início da sua intervenção fez referência que no âmbito da avaliação da campanha 20/21, está em curso também a avaliação do primeiro ano de implementação do SUSTENTA ao nível nacional, cujos resultados serão igualmente apresentados em Setembro. Para esta campanha do…

Leia mais...

CELSO CORREIA CONFERE POSSE A NOVOS DIRIGENTES DO MADER

Hoje, 01/09, foram empossadas duas novas directoras do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, nomeadamente, a Directora Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (DNDAF), Nilza Eunice Paunde, e a Directora-Geral do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), Olga Fafetine. Para o Ministro, a Directora da DNDAF assume uma unidade com grandes responsabilidades, pois todos conhecemos a experiência passada que…

Leia mais...

SOFALA LANÇA A CHAMADA PÚBLICA DO PROGRAMA SUSTENTA PARA A CAMPANHA 2021/22

Teve lugar ontem, 31/08, na cidade da Beira, província de Sofala, o lançamento da chamada pública do SUSTENTA dirigido pela Secretária de Estado Stella Zeca. Para a Secretária de Estado, esta cerimónia de lançamento da Chamada pública dos novos beneficiários do Programa SUSTENTA 21/22 que resulta do compromisso do Governo em adoptar uma economia mais diversificada e competitiva, intensificando os…

Leia mais...

LANÇADA CHAMADA DO SUSTENTA NA ZAMBÉZIA

Teve lugar no dia 31 de Agosto corrente, na Cidade de Quelimane, a cerimónia de Lançamento da Chamada Pública, Planificação e Implementação do SUSTENTA 2021/2022. O acto foi dirigido por Judith Mussácula Faria, Secretária de Estado na Província da Zambézia. Na ocasião, a governante deixou saber que na campanha 2020/2021 o SUSTENTA nesta província beneficiou até ao momento 101 Pequenos…

Leia mais...

SOFALA DESENHA PLANO DE ACÇÃO DO SUSTENTA PARA CAMPANHA AGRÁRIA 2021/22

Teve lugar ontem, 30/08, na província de Sofala, um encontro dirigido pela Directora-Geral do FDA, Adélia Perpétua Artur Magaia, que visava delinear as acções de seguimento para a implementação do SUSTENTA na Campanha Agrária 2021/22. No decurso do evento, a Directora-Geral do FDA fez a apresentação das lições aprendidas do programa SUSTENTA no âmbito da campanha 2020/21, bem como foi…

Leia mais...
1 2 3 43
English EN Portuguese PT