About

PECUÁRIA TEM POTENCIAL PARA GERAR RENDA E AUMENTAR RESILIÊNCIA CLIMÁTICA NAS FAMÍLIAS MOÇAMBICANAS

As cadeias de valor da pecuária possuem um enorme potencial para gerar renda familiar, criar emprego seguro e contribuir, de forma significativa, para o desenvolvimento da economia nacional e aumento da resiliência face aos impactos das mudanças climática que têm estado a afectar o país. A informação foi revelada pelo Secretário de Estado do Mar e Pescas, Momade Juízo, no…

Leia mais...

MAPUTO ACOLHE REUNIÃO DO COMITÉ DE COORDENAÇÃO DO PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DO CENTRO AGROALIMENTAR DE MANICA

Segundo o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Albino, que dirigiu a abertura da reunião, o projecto prevê o desenvolvimento de um Centro Agro-Alimentar modelo que possa apoiar a recuperação do sector produtivo e das pequenas e médias empresas da zona centro do País. O dirigente, na ocasião, deixou saber que no âmbito do acordo entre o Governo da…

Leia mais...

GOVERNO APOSTA NOS CORREDORES ECOLÓGICOS PARA IMPULSIONAR A CONVIVÊNCIA ENTRE O HOMEM E FAUNA BRAVIA

O governo moçambicano está decidido a apostar nas iniciativas de conectividade ecológica, com vista a impulsionar a convivência entre a fauna bravia e as populações que vivem nos arredores das áreas de conservação. Para o efeito, cerca de 14 milhões de Euros, mobilizados junto da Global Environment Facility e da União Europeia, serão investidos, por um período de cinco anos,…

Leia mais...

COMUNIDADES DO PARQUE NACIONAL DE BANHINE RECEBEM 650 MIL METICAIS REFERENTES AOS 20% DAS TAXAS DE EXPLORAÇÃO DE RECURSOS FAUNÍSTICOS

Segundo o Secretário de Estado da Terra e Ambiente (SETA), Gustavo Dgedge, o montante é resultado dos investimentos feitos nas infra-estrururas de turismo, que têm estado a permitir a acomodação de turistas que visitam o parque. Para além da entrega de cheques gigantes, foram inauguradas infra-estruturas de gestão e acomodação dos funcionários daquela área de conservação. O Secretário de Estado…

Leia mais...

GOVERNO MOBILIZA CERCA DE 18.4 MILHÕES DE EUROS PARA VIABILIZAR O PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS

O governo moçambicano conta com 18.4 milhões de euros para viabilizar o Programa Nacional de Gestão Sustentável de Resíduos (ValoRe), uma iniciativa governamental de economia circular, que visa promover investimentos em infra-estruturas sustentáveis de tratamento e deposição final de resíduos, bem como estabelecer cadeias de valor para fortalecer a recuperação de materiais e reciclagem. O montante foi desembolsado pelo “Mitigation…

Leia mais...

MANICA ACOLHE SEMINÁRIO DE ENGAJAMENTO DE ACTORES CHAVE NO PROCESSO DE LIGAÇÃO AOS SERVIÇOS FINANCEIROS FORMAIS

O evento decorreu hoje, dia 28 de Março corrente, e foi promovido pelo FARE (Fundo de Apoio a Reabilitação Económica), responsável pela implementação da componente 2 (Apoio Institucional às Instituições Essênciais e de Empreendimentos Rurais) do Projecto REFP (Programa de Financiamento de Empreendimentos Rurais), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP). Com a iniciativa, mais de 35 mil…

Leia mais...

POVOADOS 24000 ALEVINOS E ENTREGUES 250KG DE RAÇÃO BALACEADA EM MANICA

A iniciativa surge no âmbito do cumprimento do Plano dos 100 dias do Governo com vista a povoar a Baragem do Bengo, do Posto Administrativo de Cafumpe, do distrito de Gôndola. Espera-se com esse povoamento aquícola produzir cerca de 8.400 toneladas de Pescado que irá render e beneficiar directamente a 30 Membros da Associação 16 de Junho, bem como indirectamente…

Leia mais...

ZAMBÉZIA REFORÇA DEBATE SOBRE ORDENAMENTO TERRITORIAL NA II CONSULTA PÚBLICA

Teve lugar no dia 25 de Março corrente, na Cidade de Quelimane, a abertura da II Consulta Pública no âmbito da revisão da Legislação de Ordenamento Territorial, intitulada “Projeto de Desenvolvimento Nosso TERRITÓRIO” que foi dirigida pelo Governador da província, Pio Augusto Matos. A revisão da legislação de Ordenamento Territorial é essencial para o uso sustentável da terra e dos…

Leia mais...

PRODUTORES DE MANICA CAPACITADOS EM MATÉRIAS DE PRODUÇÃO DE CAFÉ

Trata-se de 100 produtores de café dos distritos de Sussundenga, Barué, Vanduzi e Manica que se encontram a ser capacitados em matérias de construção de viveiros e produção de mudas, pragas e doenças do cafeeiro, colheitas e pós-colheitas, entre os dias 23 de Março a 05 de Abril do corrente ano. A acção visa contribuir para a melhoria da qualidade…

Leia mais...

PROVÍNCIA DE MAPUTO REALIZA II CONSULTA PÚBLICA DA REVISÃO DA LEGISLAÇÃO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL

A iniciativa tem como propósito desencadear acções que visam melhorar, operacionalizar e implementar o instrumento legal de ordenamento do território, por forma a criar uma capacidade de gestão de ocupação do solo pelas autoridades locais, bem como preservar áreas para o uso futuro num horizonte a médio e longo prazo. Ao nível desta província, os Governos Locais em coordenação com…

Leia mais...
1 2 3 82