About

Zavala obteve 300 mil toneladas de produtos diversos

Ler Mais: In jornal Noticias 18.01.2022 O DISTRITO de Zavala, província de Inhambane, produziu, na última campanha agrária, cerca de 303.234,79 toneladas de produtos diversos, numa área de 58.533 hectares, o que corresponde a uma execução de 99.5 por cento da meta planificada. Dentre vários produtos, o destaque vai para mandioca, milho, amendoim, coco e castanha de caju. Dados apresentados…

Leia mais...

CABO DELGADO: Produtores recebem tractores para produção de soja

Ler Mais: In jornal Noticias 17.01.2022 Oito pequenos produtores de soja, em Cabo Delgado, receberam esta segunda-feira igual número de kits constituídos por um tractor, grade, debulhadora e atrelado para incremento daquela cultura de rendimento, recentemente introduzida nos distritos de Montepuez, Namuno e Balama. Segundo Hilário Sitoe, da SNV, uma organização não-governamental responsável por aquela acção, os equipamentos custaram 32 milhões de meticais e…

Leia mais...

(Carta de Moçambique) Governação em 2021 – Facto mais relevante do ano: cerca de 3 milhões de moçambicanos passaram a ter acesso à alimentação adequada

Ler mais: https://cartamz.com 30.12.2021 No ano que agora termina, cerca de 3 milhões de moçambicanos passaram a ter acesso à alimentação adequada, subindo de 19 milhões de pessoas para 22 milhões com acesso à alimentação adequada, depois de um período de 5 anos onde o registo se manteve estacionário em cerca de 18 milhões de pessoas.

Leia mais...

NIASSA ALCANÇA RECORD NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO-CAROÇO

A informação foi relevada na Reunião Anual da JFS-SAN que decorreu em Cuamba no dia 22 de Dezembro de 2021. Cerca de 16.933 toneladas, é quanto a JFS-SAN produziu na época de 20/21, o que levou com que Niassa atingisse a marca histórica de produção de algodão-caroço, superando as províncias de Cabo Delgado e Nampula. “Estamos de parabéns por termos…

Leia mais...

(JORNAL IKWELI)-Nossa Figura do ano: Celso Ismael Correia – Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Comandante do Exército de Combatentes da fome

Nampula (IKWELI) – O Conselho Redactorial do Jornal Ikweli decidiu por eleger o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Ismael Correia, como a figura do ano 2021. Esta eleição é em reconhecimento dos feitos do ministro Celso Correia no desenvolvimento da agricultura, sobretudo dos pequenos produtores e produtores do sector familiar, atingindo níveis de satisfação da cadeia de valores…

Leia mais...

MINISTRO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DIRIGE ABERTURA DA ASSEMBLEIA GERAL DA UNAC EM MARRACUENE

Teve lugar ontem, dia 15 de Dezembro corrente, a abertura da Assembleia Geral da União Nacional de Camponeses (UNAC) que visa aprovar o novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Agrícola e eleger órgãos sociais para o quinquénio 2022-2026. No seu discurso de ocasião, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, desafiou os agricultores e a UNAC em estar de…

Leia mais...

MADER REALIZA O SEU II CONSELHO COORDENADOR

Teve lugar hoje, dia 09 de Dezembro corrente, em KaTembe, na Cidade de Maputo, a cerimónia de abertura do II Conselho Coordenador do MADER neste Quinquênio, e foi dirigida por Sua Excelência Celso Ismael Correia, Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.   No discurso de ocasião, o Ministro frisou que se iniciam os trabalhos do Coordenador tendo a Fome Zero…

Leia mais...

ADIN ENTREGA MAIS 600 KITS de produção agrícola à famílias afectadas pela insurgência no distrito de Mueda, em Cabo Delgado

No âmbito da assistência aos deslocados internos e com recursos ao Projecto de Recuperação da Crise do Norte, o Governo, através do ADIN, entregou esta quinta-feira no distrito de Mueda, em Cabo Delgado, 600 kits de produção agrícola de um total de 39.211 kits a serem alocados ao igual número de famílias neste distrito. O kit é composto por sementes,…

Leia mais...

EMPOSSADOS NOVOS DELEGADOS PROVINCIAIS DO INSTITUTO DE AMÊNDOAS DE MOÇAMBIQUE

Teve lugar na manhã desta quarta-feira, dia 1 de Dezembro corrente, o acto de empossamento de 9 novos delegados provinciais do Instituto de Amêndoas de Moçambique, numa cerimónia dirigida pelo Excelentíssimo Senhor Ilídio Afonso José Bande, Director Geral do IAM, IP. Trata-se de Arlete José Macuácua Filimone, indicada para o cargo de  Delegada da província de Maputo; Sérgio Domingos Uique, delegado…

Leia mais...

Produção pecuária cresce 4,5 por cento em Magude

Ler mais: In jornal Noticias 29.11.2021 A produção pecuária no distrito de Magude, província de Maputo, cresceu em 4,5 por cento nos últimos dois anos, passando para um efectivo de 324.141 cabeças, com destaque para o gado bovino, que possui 101.370 efectivos, uma evolução de 2,4 por cento comparativamente a igual período anterior.

Leia mais...

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL GARANTIDA EM ZAVALA

As autoridades do distrito de Zavala deixaram saber ao Chefe do Executivo Provincial que na campanha agrária 2020/21 alcançaram cerca de 304 mil toneladas de produtos diversos o correspondente a 99,5% do plano e contam com um efectivo bovino de 31.504 animais. O governante para aferir os números que lhe foram apresentados pelo Governo do distrito, escalou no dia 23…

Leia mais...
1 2 3 45
English EN Portuguese PT