About

MADER CELEBRA O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O SIDA

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural através da Direcção da Administração e Recursos Humanos realizou hoje, dia 01 de Dezembro corrente, a cerimónia das celebrações alusivas ao 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra o SIDA, sob o lema “Alcançar a Igualdade e Equidade da Resposta ao HIV e SIDA”. O evento foi dirigido pela Directora de Administração…

Leia mais...

PRODUTORES DE HOMOÍNE, ZAVALA E INHARRIME CAPACITADOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA SUSTENTA

A capacitação decorre de 30 de Novembro a 02 de Dezembro do ano em curso, no distrito de Homoíne, província de Inhambane, no Centro de Transferência de Tecnologia da localidade de Chinginguir.   O treinamento visa capacitar aos participantes em matérias de gestão de negócios, processamento de alimentos e manuseamento de equipamento alocado ao centro, constituído por secadores de frutas…

Leia mais...

LANÇADA CAMPANHA DE COMERCIALIZAÇÃO DA CASTANHA DE CAJU 2022/23

O acto decorreu ontem, dia 23 de Novembro corrente, na província de Nampula, sob o lema “Transformar vidas, aumentando a renda das famílias produtoras do caju” e foi dirigido pelo Vice-Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário dos Anjos Banze.   Tomando a palavra no evento, o Vice-Ministro deixou saber que na campanha de comercialização da castanha (2021/2022) o País…

Leia mais...

SETSAN REALIZA REUNIÃO NACIONAL

Decorre de 24 a 25 de Novembro corrente, no distrito de Marracuene, província de Maputo, a IX Reunião Nacional do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional sob o lema “Reforçar a Resiliência na Nutrição e Segurança Alimentar no Continente Africano”, dirigida pela Secretária Executiva do SETSAN, Leonor Neves Mondlane.   A Secretária Executiva do SETSAN, no seu discurso de…

Leia mais...

A PROVÍNCIA DE MANICA VAI EXPORTAR 400 TONELADAS DE LITCHI

A província de Manica vai exportar para o mercado europeu mais de quatrocentas toneladas de litchi, em relação a época passada a cifra aumentou em um por cento, num mercado que necessita mais de seis mil toneladas. A informação foi avançada pela Governadora de Manica Francisca Tomás, no Distrito de Sussundenga, no acto do lançamento da campanha de comercialização de…

Leia mais...

80 000 CRIANÇAS DAS PROVÍNCIAS DA ZAMBÉZIA E NAMPULA BENEFICIARAM-SE DO PACOTE DE INTERVENÇÕES DE NUTRIÇÃO

  A informação foi dada a conhecer pela Secretária Executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN) no âmbito da abertura do Seminário de Divulgação dos Resultados do Programa “Melhorando o Estado Nutricional das Crianças, Mulheres Grávidas e Lactantes, implementado nas províncias de Nampula e Zambézia”, que decorreu hoje, 22 de Novembro corrente na cidade de Xai-Xai, Província…

Leia mais...

INAUGURADA LINHA DE MONTAGEM DE TRACTORES DA MAHINDRA EM MOÇAMBIQUE

Trata-se de um investimento orçado em 200 milhões de meticais, envolvendo instalações com tecnologia de ponta preparadas para montar novos modelos de tractores e prestar assistência técnica aos seus clientes. Este investimento nesta infraestrutura incluiu também meios para garantir suporte, stock de peças de reposição e treinamento técnico de profissionais em Moçambique. A inauguração, em Maputo, das instalações da maior…

Leia mais...

SECTOR AGRÁRIO DO NIASSA REALIZA O SEU PRIMEIRO CONSELHO COORDENADOR

Decorreu ontem e hoje, 17 e 18 de Novembro corrente, o I Conselho Coordenador da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas do Niassa sob lema: “por um aumento da produção e produtividade agrária e pesqueira sustentável e inclusiva, rumo a redução da desnutrição crónica”. A abertura do evento foi dirigida pela Chefe do Executiva Provincial, Elina Judite Massengele. Tomando a…

Leia mais...

TETE PREVÊ INCREMENTAR A PRODUÇÃO AGRÍCOLA NA PRESENTE CAMPANHA AGRÁRIA

O posicionamento foi defendido no dia 14 de Novembro do ano em curso pelo Chefe do Executivo Provincial por ocasião do Lançamento da Campanha Agrária 2022/23 e entrega de insumos agrícolas aos produtores desta província. Na ocasião, o governante deixou saber que a Província perspectiva incrementar em 8% a área de produção com o uso de 940.194 hectares, para uma…

Leia mais...

INHAMBANE REGISTA CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO ALIMENTAR NA CAMPANHA AGRÁRIA 2021/22

A informação foi dada a conhecer no dia 14 de Novembro corrente pelo Secretário de Estado em Inhambane no âmbito da Cerimónia de Lançamento da Campanha Agrária 2022/23 que decorreu no distrito de Vilanculo. A Província de Inhambane registou um crescimento na ordem de 1% na produção de culturas diversas durante a campanha agrária finda 2021/22, ao atingir 2.864.728 toneladas…

Leia mais...
1 2 3 58