GOVERNO PREVÊ INVESTIR CERCA DE 600 MIL DÓLARES NA RETOMA DA PRODUÇÃO LOCAL DE VACINAS

O governo, através do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) anunciou no dia 1 de Junho, que prevê investir cerca de 600 mil dólares norte-americanos na retoma da produção local de vacinas contra o carbúnculo hemático e sintomático, bem como na continuidade da produção da vacina contra a doença de Newcastle, com metas definidas até 2027.

O anúncio foi feito durante a abertura da Reunião Nacional de Sanidade Animal, realizada na Cidade de Maputo, sob o lema “Fortalecer a Sanidade Animal para Garantir a Saúde Pública e Segurança Alimentar”.

Na ocasião, o Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Albino, destacou a importância do subsector pecuário no país, que registou um crescimento estimado de 4,55 porcento, reforçando o seu papel na economia nacional.

O governante informou ainda que a campanha nacional de vacinação animal, iniciada a 29 de Abril e prevista para terminar a 30 de Maio, não atingiu as metas estabelecidas devido a constrangimentos logísticos ligados a disponibilidade e importação de vacinas. Por essa razão, a campanha foi prorrogada até 15 de Julho próximo.

“Para se ter uma ideia da situação, Moçambique dispõe de recursos financeiros para adquirir vacinas, mas a escassez afecta todo o continente africano. As vacinas estão a ser importadas do Uruguai e, após os procedimentos logísticos naquele país, seguiram para a África do Sul, de onde serão transportadas para Moçambique. Esta realidade demonstra que o mundo enfrenta uma crise global de sanidade animal e que os produtores não estavam preparados para responder à procura deste tipo de vacinas e medicamentos destinados ao combate das doenças em animais”, explicou o Ministro.

No total, prevê-se a vacinação de 2,4 milhões de bovinos contra o carbúnculo hemático, 1 milhão contra o carbúnculo sintomático, 2,4 milhões contra a febre aftosa e 1,3 milhões contra a dermatose nodular. Paralelamente, os serviços veterinários mantêm, ao longo de todo o ano, campanhas de vacinação contra a doença de Newcastle, em galinhas, e contra a raiva, em cães e gatos.

A operação logística e a aquisição de vacinas representam um investimento global de cerca de 600 milhões de meticais meticais, financiado pelo Banco Mundial, Governo da Índia, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Roberto Albino reconheceu que os desafios actuais exigem respostas mais eficazes, instituições fortalecidas, maior coordenação, sistemas modernos, capacidade técnica, inovação e recursos adequados. Neste contexto, reafirmou o compromisso do governo em reforçar os serviços veterinários, através do fortalecimento institucional e legal, modernização da vigilância epidemiológica e dos laboratórios, introdução de mecanismos rigorosos de biossegurança e controlo sanitário, capacitação dos recursos humanos e intensificação das acções de comunicação e educação.

Artigos relacionados