Vale do Zambeze e GAPI financiam cadeia de valor do arroz

A Agência do Zambeze e o GAPI procederam ontem, quinta-feira (05 de Março), no distrito de Nicoadala, na Zambézia, ao lançamento da linha de financiamento da cadeia de valor do arroz para o Vale do Zambeze, designada por LIFINCA.

Orçado em 500 milhões de meticais, para um período de cinco anos (2020-2024), o financiamento visa fortalecer e promover iniciativas agro-empresariais dentro da cadeia de valor do arroz, com enfoque para a comercialização e processamento, de modo a capitalizar as Pequenas e Médias Empresas ao longo do Vale do Zambeze, que abrange as províncias da Zambézia, Manica, Sofala e Tete.

Moçambique consome, anualmente, cerca de 600 mil toneladas de arroz, com um défice de cerca de 300 mil toneladas e, para supri-lo, o país é obrigado a recorrer à importação deste cereal, indicam dados do Ministério da Indústria e Comércio.

Em 2018, por exemplo, Moçambique gastou cerca de 221 milhões de dólares na importação deste cereal.

Tendo em conta estes dados, o director-geral da Agência do Zambeze, Roberto Albino, disse que pretende-se com o LIFINCA “contribuir para a redução dos níveis de importação do arroz, através do incremento da sua disponibilidade, em quantidade e qualidade, dinamizar o processo de comercialização do arroz e promover o agro-processamento”.

Esta linha de financiamento é um mecanismo de resposta às necessidades e preocupações dos intervenientes da cadeia de valor do arroz, com destaque para a comercialização dos excedentes dos produtores e reforçar a renda das famílias”, frisou Roberto Albino.

A cerimónia de lançamento do LIFINCA foi dirigida pelo Governador da Zambézia, Pio Matos, o qual referiu que o arroz é a cultura de bandeira daquela província.

Aquele dirigente apelou aos intervenientes na cadeia de valor do arroz a aderirem a esta iniciativa, por considera-la uma alavanca para o aumento da produção e produtividade.

Na mesma cerimónia foram entregues cinco cheques a igual número de beneficiários, no valor de cerca de 8 milhões de meticais.

Artigos relacionados