VACINAÇÃO ANIMAL NA PROVÍNCIA DE MAPUTO É DETERMINANTE

A informação foi avançada por Júlio Parruque, Governador da Província, no Distrito de Namaacha, no âmbito da Cerimónia Central do Lançamento da Vacinação animal, edição 2021.
O governante considera a vacinação determinante para garantir uma produção de carnes cada vez mais competitiva com vista ao aumento da quantidade e qualidade.
Segundo Júlio Parruque, mesmo com a tendência decrescente da morte de gado, os números são bastante desafiadores, pois são doenças preveníeis com acesso à vacina e ao tanque carracicida.
Nesta Província, os criadores de gado bovino do sector familiar correspondem a 65,4 por cento do total de 36.460 criadores. A população bovina ascende a 400 mil cabeças, sendo que em 2020 morreram 602 cabeças por doença.

Na última Campanha, o Governo Provincial de Maputo realizou um investimento na reabilitação de 34 tanques carracicidas, e hoje contam-se 57 tanques a funcionar em pleno, em resposta ao desafio da saúde animal. Foi igualmente realizado um investimento de fomento do gado bovino, com a introdução de raças com cada vez mais resistência às condições agro-ecológicas que tiveram impacto no crescimento do efectivo em pelo menos 2%.

Na presente campanha, de acordo com o Governador da Província de Maputo, o compromisso é intensificar a mobilização e organização dos criadores para adesão à vacinação, assim como para que cada um deles invista com esforço próprio nos cuidados de saúde animal.

Júlio Parruque disse ao Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, que dirigiu a cerimónia de lançamento da Campanha, que a Província de Maputo está pronta para melhor aplicação dos fundos do SUSTENTA, nas linhas da pecuária, de modo a catapultar a cadeia de valor. Assegurou, por outro lado, que a Província está engajada no combate contra o roubo de gado, prática criminosa que compromete os esforços dos criadores.

Artigos relacionados