Unilúrio lança programa de desenvolvimento da agricultura

A Universidade Lúrio (UniLúrio) acaba de lançar, na cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado, o programa de apoio ao desenvolvimento de habilidades para agricultura em Moçambique, uma iniciativa financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
Orçado em 15,5 milhões de dólares, para ser implementado no período compreendido entre 2018-2022, o programa, lançado no início da semana corrente, responde as prioridades do BAD de “Alimentar África” e “Industrializar África”.
“O mesmo tem como objectivo fortalecer a capacidade da UniLúrio em criar competências e habilidades para futuros profissionais nos sectores chave de agricultura, a destacar as ciências aplicadas e engenharia”, refere uma nota de imprensa da UniLúrio enviada à AIM.
Através da parceria com a UniLúrio, o BAD perspectiva investir na construção e equipamento de oficinas, bibliotecas e laboratórios, melhoria da qualidade das actividades académicas e da capacidade da gestão de recursos, apoiar no desenvolvimento de uma estratégia para melhorar o acesso de raparigas aos serviços académicos da universidade, incluindo um programa de bolsas de estudo para raparigas.
Falando na cerimónia de lançamento, Pietro Toigo, representante residente do BAD em Moçambique, disse que “os recursos extractivos no norte do Moçambique vão acelerar o crescimento económico do país, mas para assegurarmos que o crescimento seja inclusivo é preciso dar aos jovens as ferramentas para competir com êxito no mercado do trabalho. Por isso, estamos orgulhosos da nossa parceria com a UniLúrio para criar um pólo de ensinamento e pesquisa do mais alto nível”.
O Reitor Francisco Noa disse que “a UniLúrio continuará a trabalhar para educar e formar uma nova geração de profissionais competentes, comprometidos com o desenvolvimento, ciência e bem-estar das comunidades locais”.
O evento contou com a presença da comunidade académica, funcionários e estudantes da UniLúrio.

Artigos relacionados