UM DISTRITO, UM BANCO: PR INAUGURA MAIS UM BALCÃO NO DISTRITO

O Presidente da República , inaugurou, nesta terça feira 02/08, no distrito de Zumbo, na província de Tete, mais uma agência bancária.

A iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Banco” implementada por via do MADER, está a aumentar significativamente a inclusão financeira da população rural. Com a instalação de 51 novas agências bancárias ao longo dos últimos 5 anos, o programa elevou de 55 por cento para 82,5 por cento a cobertura bancária nos 154 distritos de Moçambique, e cresceu o número de pequenos e médios agricultores com conta num banco comercial para 639.132.

Com esta inauguração da agência bancária no Zumbo, eleva-se para 130, o número de distritos com bancos no país, cumprindo mais uma etapa do compromisso do Presidente Filipe Nyusi em alcançar o acesso universal aos serviços financeiros em Moçambique.

Só na província de Tete, a cobertura bancária distrital passou de 53 por cento para 73 por cento, entre 2015 e 2020.

O relatório do banco de Moçambique revela que em 2020, de um total de 154 distritos, o país passou a contar com 127 distritos cobertos por agências bancárias e 31 distritos com cobertura de micro-bancos e cooperativas de crédito, representando um nível de cobertura de 82,5 por cento e 20 por cento do total de distritos.

Artigos relacionados