O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique através do Projecto Trilateral de apoio ao Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias Agrárias de Umbeluzí (CITTAU) em coordenação com o Serviço Distrital de Actividades Económicas, realizou de 03 a 04 de Dezembro corrente, um treinamento em matéria de tecnologias de pós colheita e processamento de morangos e manga.
A capacitação visava treinar os membros da Associação APIMONA e produtores do Distrito em conhecimento teórico e prático sobre tecnologias de agro- processamento de morangos e manga, por forma a contribuir para o desenvolvimento local, bem como demonstrar o processamento transformacional e mínimo do morangos e manga (minimização de perdas pós colheita do produto e agregação de valor) e noções de agronegócio.
Esta actividade aconteceu como forma de dar resposta à solicitação da Associação de Produtores de Morangos da Namaacha (APIMONA). Durante o treinamento foram seguidos os seguintes aspectos: pré-avaliação; exposição do conteúdo; discussão; partilha das experiências dos participantes; demonstração; prática; e avaliação participativa.
Constituiu o Plano do trabalho, uma avaliação dos conteúdos feita a parte teórica sobre a importância económica de agro – processamento de morango e manga; noções de agronegócio tendo em conta o uso dos produtos processados pelos formandos através da prova de sabor acompanhada de uma apreciação geral da formação pelos formandos; produção da réplica, formando outros, como forma de difundir os conhecimentos adquiridos.
Como resultado final, espera-se produzir sumos de morangos e manga, Jam de morangos e manga com ingredientes, sumo de limão ou laranja, açúcar e leite. Pelos valores nutritivos que contêm esses produtos, recomenda-se o seu consumo para todas as idades, em especial, para crianças, mulheres grávidas e doentes na fase de reabilitação.
O evento contou com a presença de 29 participantes, dentre eles 24 membros da associação e 5 extensionistas.