Tracção animal impulsiona agricultura

O uso da tracção animal e a expansão dos serviços de assistência técnica estão a impulsionar a agricultura no distrito de Marracune, província de Maputo. Com efeito, os camponeses têm conseguido abastecer de produtos diversos os principais mercados, com destaque para Marracuene, Manhiça, cidades de Maputo e Matola.
Juvêncio Mutacate, administrador do distrito de Marracuene, disse que os níveis de produção estão a satisfazer a população, mas o grande problema está relacionado com o escoamento da produção para os pontos de comercialização.
“As vias que ligam os campos de produção e os principais mercados estão degradadas e dificultam o escoamento de comida. Aliás, há situações em que os produtos, com destaque para o tomate, repolho, cenoura e pimento, deterioram-se nos campos”, disse.
A fonte disse que, para o presente ano, as atenções estão viradas para o melhoramento das vias que dão acesso aos campos, porque os produtores não podem continuar a perder os seus rendimentos devido a dificuldades de escoamento.
No que se refere à avicultura, o administrador anotou que há tendência de aumento da produção, com o surgimento, recentemente, de grandes empresas de criação de frangos, como a Joss Avícola.
“Pensamos que nos próximos tempos teremos frangos e ovos suficientes para abastecer todo o distrito e regiões circunvizinhas. Existem igualmente no distrito vários avicultores do sector familiar que asseguram o frango para o mercado”, disse.
Constitui desafio, conforme indicou o interlocutor, a criação de suínos e caprinos, cujos níveis de produção ainda são baixos.
Conforme Mutacate, há problemas na vacinação do gado bovino, mas há esforços para inverter o cenário. (Jornal Notícias)

Artigos relacionados